O secretário municipal de Saúde, vice-prefeito Gustavo Lacerda, informou ao jornalista José Caldas da Costa, da capital, que na manhã deste domingo, mais quatro pessoas morreram no Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho (Hedamf), na manhã de hoje, 28. Com isso são 8 mortes entre ontem e hoje no hospital, além de um paciente que estava em tratamento fora da cidade.
Agora são 105 mortes por Covid-19 de Barra São Francisco.
Ontem, por volta das 17 horas, morreu, no Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho (Hedamf), a 100ª vítima de Covid-19 em Barra de São Francisco, que registrou mais 61 casos novos da doença, segundo o Painel Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Os números da Sesa já tinham sido fechados com duas mortes, mas outras duas pessoas morreram depois, segundo confirmou o secretário municipal de Saúde, Gustavo Lacerda.
“Só hoje (ontem) foram quatro mortes, das sete da manhã às sete da noite”, disse Gustavo, confirmando que Ademar de Castro Poubell, 66 anos, morador de Vila Paulista, é a 100ª pessoa a morrer no município, desde março de 2020, quando a doença foi detectada no Espírito Santo.
De acordo com a prima de Ademar, a professora Angélica Poubel, ele havia trabalhado em Vitória até se aposentar no ano passado e voltar para onde nasceu.

Ademar Poubel foi internado na quarta-feira, mesmo dia em que foi decretado lockdown com toque de recolher no município. Segundo Gustavo Lacerda, o estado de saúde de Ademar evoluía bem. “De repente, ele desestabilizou e morreu”, disse o secretário.
Com isso, já são 30 óbitos desde o dia 1º de março. De março do ano passado a fevereiro último, ou seja, em 11 meses, foram 70 mortes. O mês de março está marcando um triste recorde e deverá registrar 50% a mais de óbitos do que em todo o período anterior.
O número de pessoas já infectadas aumentou de 2.952 para 3.013. O número de pessoas recuperadas aumentou de 2.491 para 2.492 e os casos positivos bateram novo recorde, passando de 365 para 423. O índice de letalidade da doença é de 3,3%.
Os casos suspeitos da Covid-19 estão em 3.492. Foram notificados, desde o início da pandemia, 9.813 casos e destes, 3.308 foram descartados. Foram realizados até agora, 7.863 testes.
O Espírito Santo registrou, até este sábado, 27, 7.249 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 372.665. O índice de letalidade da doença no estado é de 1,9%. Os dados foram divulgados na plataforma Painel Covid-19, do governo do estado.
Na comparação com os dados divulgados na sexta-feira, 26, o aumento é de 28 mortes e 2.327 novos casos da doença.
As novas confirmações não significam, necessariamente, que as mortes e casos aconteceram de um dia para o outro, mas que foram contabilizadas no sistema neste período.
Até o momento, 345.112 pessoas estão recuperadas e 1.105.177 testes foram feitos. Além disso, há 233.332 casos suspeitos e outros 556.059 foram descartados.
Vale ressaltar que a confirmação de casos é lançada no sistema utilizado pelo Governo do ES no dia referente à coleta da amostra do paciente, enquanto a divulgação para o público externo ocorre apenas no dia que sai o resultado positivo para a doença.
O sistema usado pelo Espírito Santo para atualizar os números também contabiliza pacientes residentes em outros estados que fizeram a testagem em cidades capixabas. (Da Redação com Painel Covid-19)
Comente este post