
Os detalhes de implantação da Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek (EF 030), que ligará Brasília (DF) ao Complexo Portuário de São Mateus (ES), no distrito de Urussuquara, passando por Barra de São Francisco (ES), numa extensão de 1.300 quilômetros, começarão a ser levados às lideranças políticas e empresariais do Norte de Minas Gerais a partir da próxima semana.
O presidente da Petrocity Ferrovias, José Roberto Barbosa da Silva, fará duas audiências públicas em cidades importantes da região, por onde passará a ferrovia e onde também serão construídas UTACs – Unidades de Transbordo e Armazenagem de Cargas: terça-feira (dia 8), em Montes Claros, e quarta-feira (dia 09), em Unaí.
O encontro de Montes Claros será às 14 horas, na Câmara de Vereadores, com a participação da AMAMS – Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene, devendo contar com representantes de vários municípios da região. Já a audiência de Unaí será também realizada na Câmara de Vereadores, às 14 horas. de quarta-feira.
A Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek terá dois pontos de interligação com outras duas ferrovias da Petrocity. A primeira será em Unaí (MG), por meio da UTAC, onde os vagões poderão ser transferidos entre a JK e a Estrada de Ferro Planalto Central, com mais de 700km, ligando Unaí a Campos Verdes, região produtora de grãos no cerrado do Estado de Goiás.
Na outra ponta, já em Barra de São Francisco, maior produtor de rochas ornamentais do Brasil, o mesmo será feito entre as JK e a Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo (EFMES), ligando Ipatinga (MG) a Barra de São Francisco. Anteriormente, a ferrovia para o porto era a EF 456, a partir de Ipatinga, mas os trajetos foram ajustados para que a EF 030 siga direto e a EFMES fique entre Ipatinga e Barra de São Francisco.
A rigor, a Estrada de Ferro JK poderá ser por onde escoará grande parte da produção de grãos do Brasil Central, haja vista que Unaí, no Norte de Minas, é dos maiores produtores de grãos do Brasil tendo destaque ora como maior de feijão, ora como maior produtor de milho, além de um grande volume de soja, arroz, sorgo, trigo e outras culturas.
Completando o complexo ferroviário da Petrocity, que será o maior do Brasil em extensão, com 2.300km, uma quarta ferrovia com 50 quilômetros para fazer a conexão da Unaí-Campos Verdes, ligando Corumbá de Goiás a Anápolis, o maior centro de distribuição de produtos do interior de Goiás. Assim, no futuro a JK poderá ser o corredor de exportação também de veículos produzidos pela Hyundai em Anápolis.
O presidente da Petrocity Group está aguardando o sinal verde do prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) para remarcar o encontro de Barra de São Francisco, que foi adiado devido ao surto de Covid e deverá ser realizado até o próximo mês. “Estamos dando a largada para o futuro”, disse José Roberto.
Além das unidades de Unaí e de Montes Claros, a Estrada de Ferro JK terá mais duas UTACs em Minas Gerais: em Teófilo Otoni, na região do vale do Mucuri, grande produtor de pedras preciosas, mas que poderá também receber cargas do seu entorno, como madeira e produção agropecuária; e em Grão Mogol, também conhecida como cidade dos diamantes e com rica produção mineral. (Da Redação de Vitória)
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