Com a indicação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), a primeira suplente Ana Paula Lobato, ex-vice-prefeita de Pinheiro, no Norte do Maranhão, onde nasceu o ex-presidente da República José Sarney, ganhou um inesperado presente: oito anos de mandato no Senado Federal, a mais alta casa legislativa brasileira.
Lobato renunciou ao mandato de vice-prefeita quando Dino foi escolhido ministro, para assumir o mandato. Enfermeira de formação, Ana Paula foi escolhida como suplente graças a um acordo político do ex-governador com o marido dela, o deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), que está atualmente licenciado do cargo.
No mandato na condição de suplente desde o início do ano, quando Dino foi nomeado para o primeiro escalão do governo petista, Ana Paula Lobato herdará um dos postos de maior relevância política em Brasília.
O marido de Ana Paula, Othelino Neto (PCdoB), ex-presidente da Assembleia Legislativa, exerce a função de secretário de Estado de Representação Institucional do Maranhão em Brasília e está licenciado do mandato no Legislativo Estadual.
Ana Paula Dias Lobato Nova Alves tem 37 anos de idade e é a mais jovem senadora da Casa. Além de enfermeira, ela é empresária do ramo de aluguel de equipamentos e máquinas para construção.
Foi vice-prefeita de Pinheiro, município da Baixada Maranhense onde passou sua infância e adolescência. Em janeiro do ano passado, ela chegou a assumir a Prefeitura durante o afastamento de Luciano Genésio por determinação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
Ana Paula também presidiu o Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão, associação filantrópica, no período em que Othelino atuou como presidente da Assembleia Legislativa. (Da Redação com CNN e outros)
Comente este post