O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) lançou nesta terça-feira, 21, o programa Eleitor Capixaba bem Informado, plano de combate à desinformação eleitoral.
O evento aconteceu em formato virtual e foi transmitido pelo canal do TRE-ES no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=KE3INL-Yiu0
Assessor-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE, Frederico Alvim fez uma apresentação sobre o tema.
O Programa de Combate à Desinformação no Estado do Espírito Santo com foco nas Eleições de 2022 denominado “ELEITOR CAPIXABA BEM INFORMADO”, foi instituído por meio do Ato Normativo Conjunto nº 01/2022, de 06 de Abril de 2022 e representa a união de esforços de diversos setores do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo para o enfrentamento, em nível regional, da desinformação relacionada à Justiça Eleitoral e seus integrantes bem como ao processo eleitoral e seus atores.
“Além disso, o programa Eleitor Capixaba Bem Informado é essencial diante do cenário político atual, onde a crescente produção e difusão de informações falsas e fraudulentas têm colocado em risco bens e valores essenciais à sociedade, como o livre exercício da democracia, influenciando o livre exercício do direito ao voto, podendo afetar de forma negativa a credibilidade das instituições, notadamente, desta Corte Eleitoral”, informa o TRE-ES.
O que é desinformação?
DESINFORMAÇÃO compreende todas as declarações públicas baseadas em informações, premissas ou dados incorretos, independentemente da intenção de quem as produziu ou encaminhou. Também se considera DESINFORMAÇÃO o emprego de informações parcialmente verdadeiras, mas deturpadas por manipulações de conteúdo ou contexto, com o objetivo de gerar desaprovação ou debilitar a imagem das instituições eleitorais.
Dentro do Programa Eleitor Capixaba Bem Informado, trataremos apenas das DESINFORMAÇÕES diretamente relacionadas à Justiça Eleitoral, sem tratar de candidatos e partidos políticos (trecho retirado do Manual de Enfrentamento à Desinformação e Defesa Reputacional da Justiça Eleitoral).
Bel (assistente virtual do TRE-ES)
Como denunciar?
Caso receba notícias falsas, denuncie por meio dos seguintes canais:
Ouvidoria do TRE-ES: ligue para 0800 083 2010
Ouvidoria do TRE-ES: Formulário para denúncias
Email do Programa (dúvidas e denúncias): desinformacao@tre-es.jus.br
(Da Redação com TRE-ES)
Comente este post