
A Espanha, um país que tem relação muito forte com o tomate, a ponto de realizar eventos como a tomatina, onde a diversão é jogar tomate nos amigos, ou o concurso de tomate mais feio, na cidade de Tudela. O evento conta com um júri popular e também possui uma degustação de qualidade e sabor de tomates “normais”.
Concorrem os frutos da variedade marmande, cultivada na região de Navarra. No plantio, parte dos tomates acaba torcida em vez de redonda e lisa.
Pois este tipo de tomate começou a parecer na feira livre da Rua Mineira, em Barra de São Francisco nas últimas semanas e vem atraindo muitos consumidores, por curiosidade quanto ao formato e ao sabor.
A dona da barraca garante que os tomates – que ficam misturados a outras variedades de pequeno porte, são deliciosos e os chama de ‘tomate-pitanga’.
Os pequenos frutos, realmente se parecem com pitangas, por causa das estrias e deve ser parente do Tomate Híbrido Verônica, tipo salada com estrias, que chega a pesar 360 gramas.
O preço do tomate é praticamente o mesmo dos tomates comuns, em torno de R$ 4 a R$ 5 o quilo, mas, nesse caso, um quilo do tomate traz uma grande quantidade de frutos. (Weber Andrade)
Veja também
Agricultores competem pelo título de ‘tomate mais feio’ na Espanha
Comente este post