
Tinha tudo para ser uma tarde-noite de grande futebol, mas o desequilíbrio do comandante grená parece ter tirado o ânimo de sua equipe, depois de um primeiro tempo pegado em que a Desportiva chegou a estar em vantagem, mas cedeu o empate ao Nova Venécia. No final, o time da casa venceu por 3 a 1 e se classificou para as semifinais contra o Vitória.
O jogo foi muito disputado no primeiro tempo, quando a Desportiva abriu o placar com Elias cobrando pênalti sofrido por Paulinho. O goleiro Paulo Henrique defendeu, parcialmente, mas e tentou tirar a bola que lhe escapou, mas o árbitro confirmou o gol. Lucas Tavares, livre de marcação, empatou no primeiro tempo de cabeça, escorando cruzamento de Jairo.
O primeiro tempo terminou com a Desportiva pressionando com uma sequência de escanteios. Ao apito do árbitro encerrando a primeira etapa, a comissão técnica grená invadiu o campo para reclamar e, em meio ao tumulto, o técnico Rafael Soriano partiu em direção à assistente Marcielly Netto, dando-lhe uma cabeçada no rosto.
O treinador foi expulso pelo árbitro Arthur Rabello. No retorno para o segundo tempo, todos os jogadores da Desportiva foram cumprimentar Marcielly e demonstrar solidariedade. E o time passou a jogar com muito menos intensidade do que no primeiro tempo, como se a atitude de seu comandante tivesse afetado seu estado de ânimo.
Marcielly Netto registrou um boletim de ocorrência contra Rafael Soriano e a Federação de Futebol divulgou uma nota de repúdio, em que diz:
“Sobre o ocorrido no intervalo da partida entre Nova Venécia FC e Desportiva Ferroviária, nas quartas de final do Campeonato Capixaba, neste domingo (10), a Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) afirma que combate e repudia qualquer ato de violência, este praticado pelo treinador da Desportiva Ferroviária, e que dará todo o suporte necessário à árbitra assistente Marcielly Netto. Assim que a FES receber a súmula da referida partida, a mesma será encaminhada para o TJD-ES. O caso será acompanhado de perto pela entidade, que acredita que as medidas legais serão tomadas pelos órgãos competentes”.
A agressão poderá resultar também num processo criminal, segundo o advogado especialista Jamilson Monteiro, com a agravante de o feito ter sido contra uma pessoa do gênero feminino, em seu ambiente de trabalho e em grande desvantagem física em relação ao agressor. Quanto à possibilidade de aplicação da Lei Maria da Penha, Jamilton Monteiro descartou a hipótese.
“Para aplicar da Maria da Penha, tem que haver a superioridade em relação a gênero, homem e mulher, e relação de parentesco, esposo, esposa, pai, filho, irmão. Neste caso, não se aplica, mas não há dúvida de que a superioridade física é uma agravante contra o autor do feito”, disse o advogado.
Menos de uma hora após o encerramento da partida, a Desportiva Ferroviária divulgou uma nota oficial dizendo que não se compactua com qualquer tipo de violência, principalmente contra mulher, anunciou a demissão sumária de Rafael Soriano, manifestou solidariedade a Marcielly e colocou-se à disposição dela.
TRANSMISSÃO
As imagens da agressão foram transmitidas ao vivo pela TV Educativa, emissora do Governo do Estado que cobre os jogos do Campeonato Capixaba, e que registrou a vitória contundente do Nova Venécia sobre a Desportiva, com grande apoio da torcida indo em busca de seu título inédito de campeão capixaba da primeira divisão.
O time, que tinha 2 a 0 de vantagem após vencer na ida das quartas de final, sacramentou a classificação à semifinal, com 3 a 1, no estádio Zenor Pedrosa Rocha.
A Desportiva abriu o placar com Elias, em um pênalti polêmico, em que o goleiro Paulo Henrique fez a defesa, a bola não chega a entrar toda, mas o gol foi validado. O Nova Venécia chegou ao empate ainda na primeira etapa, com Lucas Tavares completando o cruzamento de Jairo. A virada veio no segundo tempo, com Patrick, de cabeça, após cruzamento de Dodô. Já nos minutos finais, Yan, apareceu na área para definir o placar.
Classificado, o Nova Venécia vai enfrentar o Vitória nas semifinais. Os jogos acontecem nos dois próximos meios de semana. A ida, no Salvador Costa, nos dias 13 ou 14, e a volta, no Zenor Pedrosa, nos dias 20 ou 21. (Da Redação)
Veja também
Comente este post