Pedro Valls Feu Rosa*
Não faz muito tempo li uma matéria sobre o que enfrentam os brasileiros que emigram para os EUA. Apesar de as queixas já serem conhecidas penso ser necessária alguma reflexão sobre o tema.
A reportagem, após entrevistar vários brasileiros, registrou que estes “avaliam que nos últimos anos ficou mais demorado e difícil conseguir vistos. Dizem que o governo aumentou a burocracia de propósito para reduzir o fluxo do Brasil para cá”.
Por conta disso cerca de metade dos brasileiros que emigram para os EUA “acaba indo para o limbo dos indocumentados. Eles não conseguem procurar emprego, abrir um negócio. É uma categoria de gente sem cidadania”.
Alertou-se, então, para o fato de que estes brasileiros são ‘invisíveis’: “ficam longe da vista de muita gente, vivendo nas franjas das grandes cidades”, sendo também “invisíveis para o Estado, que não cria políticas públicas para eles”.
Não nos esqueçamos da discriminação. Veja só: “As pessoas acham que eles são menos civilizados, são chamados de macacos”. Eis a declaração de um brasileiro: “A gente é xingado, espancado, assaltado. As nossas casas são invadidas”.
Um outro assim disse: “Na feira, no ônibus, na rua, nas lojas… as pessoas viram e falam que tem muito estrangeiro no bairro. Perguntam porque não voltamos para o Brasil”. A propósito, “já teve gente que fugiu de mim quando fui pedir uma informação, mudou de banco no metrô, já teve motorista de ônibus que não parou”.
Mais há, porém: “Nas conversas com os imigrantes vamos achando novos casos que a gente nem imaginava. Teve um brasileiro que morreu na empresa em que ele trabalhava e sumiram com o corpo dele. Tem muito desrespeito a direitos trabalhistas, casos de trabalho escravo e também ofensas racistas. A violência é cotidiana”.
A conclusão da reportagem apresenta uma frase tocante: “Os EUA recebem, mas não acolhem”.
São denúncias conhecidas, não? Segue, então, uma ‘pegadinha’: troque, acima, tudo que diga respeito aos EUA por Brasil e onde lê-se “brasileiro” leia-se “congolês”. Resultará, então, sem retoques, a matéria original da séria BBC, publicada logo em seguida ao linchamento de um imigrante neste tão cristão país.
Diante disso só posso concluir que nada temos contra os estrangeiros que para cá emigram – desde que eles sejam daqui…
Que coisa feia, Brasil!
*O desembargador Pedro Valls Feu Rosa é articulista de diversos jornais com artigos publicados em diversos Estados da Federação, além de outros países como Suíça, Rússia e Angola.
Comente este post