Da Redação (Capa: duplo homicídio em Sooretama. Fotomontagem: @euviemlinhares)
O coronel José Vicente da Silva, da reserva da Polícia Militar de São Paulo e do Fórum Nacional de Segurança, enfatiza sempre que “com segurança pública a gente não pode dormir, porque de uma hora para a outra a coisa desanda”.
As autoridades do Espírito Santo vêm comemorando, muito justamente, a queda contínua e progressiva de todos os índices de criminalidade no Estado, notadamente, dos índices de homicídios.
O último final de semana, entretanto, foi preocupante: num intervalo de 48 horas, da madrugada de sábado (7) até às primeiras horas desta segunda-feira (9), foram assassinadas 10 pessoas entre a Região Metropolitana e o Norte do Estado.
Mas os números do final de semana aumentam para 11 com um homicídio ocorrido por volta das 23 horas de sexta-feira (6), em Conceição do Castelo (nas montanhas capixabas).
Um ex-vereador e candidato derrotado a vice-prefeito nas eleições de 2024 é o principal suspeito de matar o engenheiro agrônomo Márcio Fernandes na noite de sexta-feira, na garagem da casa da vítima, em Conceição do Castelo. Motivo: crime passional.
O caso mais recente ocorreu às 2h10 desta segunda-feira (9), o assassinato de uma mulher na varanda de casa no bairro Operário, em Pancas, na região Noroeste. Antes, ao longo do domingo, quatro pessoas haviam sido assassinadas.
Duas delas em função de uma guerra do tráfico em Cariacica (Jardim Botânico e Rio Marinho – veja link abaixo) e duas em Vila Velha (à tarde em Cobilândia e no início da noite em Olaria, próximo ao Centro).
No sábado (9), já haviam ocorrido quatro homicídios, o caso mais grave o duplo assassinato no Centro de Sooretama, no Norte do Estado (veja link), e outros dois em Viana e em Serra.
Com isso, nas últimas 48 horas a média de homicídios foi de cinco por dia, contrastando com a média diária de 2,09 do ano.
Até o momento, o Espírito Santo registra, em 2025, uma redução de -18,7% nos homicídios em relação ao mesmo período de 2024.
Nos primeiros dias de junho, foram 15 crimes letais (lembre-se: 10 nas últimas 48 horas), um número menor do que no mesmo período do mesmo mês em 2024: -11,76%.
Apesar desse “susto” do final de semana, o desempenho em todas as regiões do Estado é de queda: Metropolitana (-18,9%), Norte (-12,8%), Sul (-27,5%), Noroeste (-17,5%) e Serrana (-27,3%).
Saiba quem são as vitimas de duplo assassinato no Centro de Sooretama
Comente este post