José Caldas da Costa
O ex-prefeito de Colatina Sérgio Meneguelli (Republicano) continua acumulando marcas impressionantes para um político do interior de um Estado da periferia política brasileira. Levantamento procedido pela Tribuna Norte Leste constatou que Meneguelli estabeleceu um recorde histórico na Assembleia Legislativa e, talvez brasileiro, ao tornar-se o deputado estadual, proporcionalmente, mais votado das eleições de 2022 em todo o País.
O ex-vereador e ex-prefeito conseguiu 138.523 votos para um total de 2.077.274 votos válidos no último domingo no Espírito Santo. Isso significa 6,7% do total de votos válidos para a Assembleia Legislativa. Em seu próprio partido, Sérgio teve 30% a mais de votos do que todos os seus colegas de chapa somados, o que levou à eleição de mais três deputados.
Para se ter uma ideia do tamanho do feito de Serginho Meneguelli, 66 anos, que começou sua carreira como vereador eleito em 1982 pelo PFL, o quociente eleitoral para deputado estadual no Espírito Santo foi de 69.242 votos. O que significa que Meneguelli, sozinho, fez o quociente para duas vagas.
Nominalmente, o deputado estadual mais votado do País foi Eduardo Suplicy, do PT, que obteve 807.015 votos para a Assembleia Legislativa de São Paulo. A diferença é que os votos uteis para deputado estadual paulista totalizaram 23.146.458 votos, ou seja, 11 vezes mais do que os do Espírito Santo. E conta-se ainda o fato de que Eduardo Suplicy, de tradicional família paulistana, já foi senador da República e é um dos nomes mais evidentes do PT nacional desde sua fundação. A votação de Suplicy corresponde a 3,5% dos votos uteis de São Paulo.
Depois de Sérgio Meneguelli, o deputado estadual mais bem votado do País foi Bruno Engler (PL), que obteve 637.412 votos para a Assembleia de Minas Gerais, onde os votos válidos para essa eleição foram de 11.048.642 votos. Portanto, Bruno Engler obteve 5,8% dos votos válidos. Em terceiro lugar ficou Ana Campagnolo (PL), que obteve 196.571 votos e alcançou 4,9% dos 4.004.036 votos válidos para a Assembleia de Santa Catarina.
No mesmo patamar de Eduardo Suplicy, o quarto colocado proporcionalmente, está Alexandre Curi (PSD), que fez 237.033 votos para a Assembleia Legislativa do Paraná, o equivalente a 3,5% dos 6.815.689 votos válidos paranaenses. E mais: o capixaba é o terceiro deputado estadual com mais votos nominais do Republicano em todo o País, sendo que os dois primeiros são de São Paulo, onde tudo é superlativo – Tomé Abdach (221.658) e Jorge Wilson (177.614 votos).
Desde que terminou a votação na noite de domingo (2), Sérgio Meneguelli – que duas semanas antes concedeu uma entrevista para a Tribuna Norte Leste manifestando medo de não se eleger, pois, segundo ele, o seu partido não estava lhe dando recursos e nem espaço para promover sua candidatura – foi descansar e acordou cedo para dar sua primeira entrevista como deputado eleito (TV Gazeta Norte), em rede estadual.
Muito demandado, Meneguelli informou, por meio de sua assessoria, que não estava conseguindo dar conta e que não havia sequer conseguido deixar uma mensagem de agradecimento em suas redes sociais, como fez a maioria dos demais candidatos. Porém, ele vai usar a ferramenta que o tornou o político capixaba mais conhecido no País e fará uma live nesta segunda-feira (3), às 19 horas, pelo instagram para agradecer os apoios e os votos que recebeu.
Sérgio Meneguelli é de uma família pobre de Colatina e foi praticamente adotado pelo ex-senador Moacyr Dalla, que deu a ele emprego de jardineiro em sua suntuosa casa na principal avenida de Colatina. Foi com Dalla que Sérgio aprendeu os primeiros passos da política e, quando Tancredo Neves morreu, em abril de 1985, com Moacyr Dalla presidindo o Senado, Serginho apareceu ao lado de seu guru à beira do caixão do ex-presidente, em foto que circulou o Brasil.
Meneguelli sobreviveu em Colatina como dono da Floricultura Bambu, através da qual fazia eventos sociais, como casamentos e festas na cidade. Assim, ele se tornou vereador por três mandatos. Perdeu eleição de deputado federal, mas com expressiva votação na cidade. No vazio de liderança após a gestão do PT (2008-2016), Sérgio acabou elegendo-se prefeito em 2016. Foi com sua administração que se projetou, com postagens mostrando rotinas de “homem simples” que comia com garis, plantava flores e chegava de bicicleta para trabalhar.
De repente, Meneguelli tornou-se fenômeno nas redes sociais, com (um engajamento muito alto de seus quase 400 mil seguidores. Muitos de seus posts têm milhões de visualizações e milhares de comentários. Ele temia não se eleger porque a maioria de seus seguidores é de fora do Estado e até do Exterior.
OS 5 DEPUTADOS MAIS BEM VOTADOS DO BRASIL
- Sérgio Meneguelli (Republicanos), ES, 6,7% dos votos válidos
- Bruno Engler (PL), MG, 5,8%
- Ana Campagnolo (PL), SC, 4,9%
- Eduardo Suplicy (PT), SP, 3,5%
- Alexandre Curi (PSD), PR, 3,5%
Comente este post