
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Geração de Empregos, Guilherme Fernandes, informou nesta quinta-feira, 24, que a administração municipal, irá oferecer um ônibus totalmente gratuito para os artesãos e artesãs do município que desejarem “visitar, aprender e desenvolver seu trabalho” na feira ArteSanto, que acontece a partir desta sexta-feira, 25, na Praça do Papa, em Vitória e vai até o dia 4 de dezembro.
A ArteSanto é uma das maiores feiras de artesanato do Brasil e celebra dez anos. O evento reúne mais de 600 expositores de 17 Estados brasileiros. A entrada do evento será gratuita e solidária, com arrecadação de alimentos não perecíveis para serem doados a instituições capixabas.
“Esse é um evento que irá contribuir muito para o crescimento do artesanato em Barra de São Francisco. Peço que se você é artesão e deseja ir, favor mandar mensagem ao telefone: (27) 99811-7462. Caso você conheça algum artesão, repasse essa mensagem. A viagem será no dia 3 de dezembro, sábado”, convida o secretário.
Sobre a ArteSanto
A Feira Nacional do Artesanato do Espirito Santo (ArteSanto), foi criada pela Iamonde Design de Eventos Ltda em 2013, registro no INPI sob o numero 908993072, com o propósito de incentivar e promover o turismo no Espirito Santo por meio da arte popular, do artesanato e de toda a cadeia produtiva geradora de receita e renda do turismo e do setor de eventos capixaba.
Segundo a organizadora da feira, Sônia Iamonde, a feira ArteSanto é uma oportunidade para os visitantes realizarem uma viagem pelo Brasil através dos trabalhos exibidos pelos artesãos, conhecendo as riquezas de cada região. “A nossa missão, desde a primeira edição, tem sido valorizar, fomentar e desenvolver as potencialidades do setor criativo, gerando emprego e renda por meio do trabalho dos artistas e profissionais do segmento”, afirma Sônia.
Ela ainda afirma que qualidade e variedade são dois diferenciais que pautam o artesanato da ArteSanto. “Os produtos expostos na feira passaram por uma curadoria especializada, diante da extensa preocupação da organização com a qualidade do que será comercializado pelos artesãos”, disse.
Segundo a organização, a expectativa é que cerca de 450 representantes do Espírito Santo exibam seus trabalhos na feira. Além dos artesãos capixabas, participarão da feira profissionais dos Estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Do Grande Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, e do Distrito Federal.
Entre os trabalhos que serão exibidos, estão: fios e tecidos, joias e biju, madeira, fibras naturais. Além de demais tipologias: cerâmica, congo, produtos do mar reciclados, couro, metais e trabalhos com crochê. (Da Redação com Secom/ES e canal HZ/A Gazeta)
Veja também
Casa do Artesanato completou um ano de vida no último domingo, 21
Comente este post