Pessoas com 60 anos ou mais, moradoras do Espírito Santo e que ainda não receberam a dose de vacina da Influenza 2025 passaram a receber, desde a última segunda-feira (21), mensagens de textos nos celulares, os chamados SMS, orientando-os sobre a importância de se imunizarem. Desde o início, já foram mais de 70 mil mensagens enviadas a este grupo.
Com a mensagem “Atenção! Você que tem 60 anos ou mais, procure a unidade de saúde mais próxima e garanta a vacinação contra a gripe. Diga SIM à proteção!”, a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Programa Estadual de Imunizações (PEI), visa reforçar a estratégia de mobilização de vacinação assim como ampliar a cobertura deste público, que é um dos grupos prioritários com meta vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde de 90%. A Sesa destaca que, em nenhuma mensagem enviada há links para serem clicados.
Até esta quarta-feira (23), segundo dados do Vacina e Confia (VeC), o Estado havia alcançado a cobertura 52,79% somente no público de idosos de 60 anos ou mais (idosos). A cobertura total, que considera os grupos de crianças de seis meses de idade a menores de seis anos, gestantes e os idosos é de 52,85%.
A partir deste ano, a vacinação contra a gripe passou a fazer parte da rotina, sendo incorporada ao Calendário Nacional dos grupos com meta de cobertura vacinal, e segue sendo aplicada anualmente, de acordo com a atualização que o imunizante recebe.
“Muitas pessoas acham que por ter tomado a dose no ano anterior, não precisam de tomar mais neste ano, mas é importante lembrarmos sempre que a vacina da gripe é atualizada anualmente, de acordo com as cepas do vírus que circulam no País. Por isso que, mesmo que tenham recebido a dose em 2024, é importante retornar à sala de vacinação mais próxima e atualizar para a dose deste ano. Além disso, a duração da proteção da vacina é de aproximadamente 12 meses”, lembrou a referência técnica do Programa Estadual de Imunizações (PEI), Danielle Grillo.
As doses contra a gripe estão disponíveis nas mais de 700 salas de vacinação em todo Estado. Além do envio dos SMS, a Sesa vem orientando os municípios capixabas adotar estratégias ativas de captação de pessoas de 60 anos ou mais, por meio de busca ativa, parcerias intersetoriais e de ações comunitárias. (Com informações do Governo do ES)
Comente este post