Um integrante do Primeiro Comando de Vitória (PCV), organização criminosa vinculada à carioca Comando Vermelho, foi preso neste domingo (9) com grande quantidade de dinheiro e drogas no carro, na Reta da Penha, em Vitória.
A interceptação do veículo, identificado como suspeito pelo cerco eletrônico de segurança, foi feita por agentes da Guarda Municipal de Vitória, após a corporação ser acionada para abordar um Honda Fit flagrado no cerco inteligente da Terceira Ponte no sentido Vitória-Serra.
A suspeita do serviço de inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública era de que, no interior do veículo, estivesse um indivíduo que possui mandado de prisão em aberto expedido pela 9ª Vara Criminal de Vitória.
Durante a abordagem, no âmbito de atuação da Força Integrada de Segurança contra o Crime Organizado (FICCO/ES), os agentes vistoriaram o veículo, encontraram drogas e cerca de R$ 185 mil em espécie, distribuídos em pacotes de cédulas de pequeno valor, característico de dinheiro oriundo do tráfico de drogas.
O condutor do veículo apresentou-se com quatro nomes diferentes para os agentes, além de portar um passaporte de origem falsa. As investigações, entretanto, concluíram que a Polícia acabava de colocar a mão num chamado “peixe grande” do PCV: Lasaro dos Santos Pereira.
O suspeito possuía mandados de prisão preventiva expedidos pela 1ª Vara Criminal de Guarapari, por tráfico de drogas e associação ao tráfico, e pela 4ª Vara Criminal de Cariacica, por participação em organização criminosa.
O suspeito era procurado pelo Departamento Especializado em Narcóticos (DENARC) desde que havia escapado de um cerco que “explodiu” um laboratório de preparo de drogas, em Guarapari.
A Polícia Civil havia feito uma operação em 12 de julho de 2024 no Recanto da Sereia, onde descobriu um laboratório de drogas. Em agosto fez outra e aprendeu 70 mil pinos de cocaína que estavam sendo preparados para distribuição à rede de varejistas do PCV. Foi dessa operação que Lasaro escapou.
O PCV é uma organização criminosa com base na região dos Bairros da Penha, Bomfim e Itararé, em Vitória.
A FiCCO
A FICCO/ES, coordenada pela Polícia Federal (PF), é composta pela Polícia Militar (PMES), Polícia Civil (PCES), Polícia Penal (PPES), Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) e pelas Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana.
A Força Integrada segue atuando de forma conjunta para combater o crime organizado no Estado.(Da Redação com SRPF/ES)
NOTA: O valor aprendido foi corrigido. Na primeira edição, haviam sido informados R$ 170 mil.
Comente este post