O Espírito Santo teve neste final de semana o maior pico homicídios para o período este ano, com 12 mortes e mais de 10 tentativas de homicídios, índices puxados pelos ataques de grupos criminosos na tentativa de ocupar o movimento do tráfico de drogas em Vila Velha e na Serra.
Depois de um final de semana anterior, relativamente, tranquilo, apenas quatro mortes, o Estado registrou 12 homicídios entre a noite de sexta-feira(11) e as 6 horas da manhã desta segunda-feira (14).
Os homicídios desse último período foram em São Mateus, no bairro Vila Nova; dois em Vila Velha, em João Goulart e Barramares; e no Centro de Pedro Canário, sendo que este foi a evolução a óbito de uma vítima de tentativa ocorrida no dia 9 (quarta-feira).
QUEDA
Os sábados e domingos são os dias que concentram a maior parte dos homicídios no Espírito Santo: 40% dos 403 casos já registrados em 2025.
São 165 homicídios registrados aos sábados e domingos em 2025, que, entretanto, mostra uma redução global de -14,4% no número total de homicídios no Estado, em relação ao mesmo período em 2024 (471).
Todas as regiões do Estado apresentam decréscimo nos números absolutos, sendo a região Serrana o principal destaque, com -26,9%, seguida de Sul (-22,2%), Metropolitana (-15,5%), Noroeste (-15,2%) e Norte (-5.4%).
Sobre o índice da Região Integrada de Segurança Pública do Norte (Risp), com 600 mil habitantes entre Fundão e Pedro Canário, o superintendente regional da Polícia Civil, delegado Fabrício Dutra, justifica que é “redução sobre redução”.
“É importante observar que, apesar do aumento da população e do efetivo reduzido da Polícia Civil, que o Governo promete começar a sanar com o anúncio de concurso, tivemos nos últimos três anos a maior redução de homicídios da série histórica de três décadas na região”, disse Dutra.
Estudiosos de Segurança Pública costumam valorizar mais a proporção de homicídios por grupos de 100 mil habitantes do que, propriamente, os números absolutos.
Vejam esses índices por regiões integradas no Espírito Santo: Metropolitana – 20,2 homicídios por 100 mil habitantes; Norte – 28,4; Noroeste – 25,8; Sul – 14,0; Serrana – 15,9. (Da Redação)
Comente este post