O Rio Branco-ES está na final do Capixabão 2025 depois de vencer a Desportiva por 1 a 0 (gol de Matheus Costa) neste sábado (22), no estádio Engenheiro Araripe. Agora, vai em busca do bicampeonato contra Vitória ou Porto Vitória.

A Desportiva teve a melhor campanha da fase classificatória e não havia perdido até essa derrota no segundo jogo das semifinais. No primeiro jogo, empate de 2 a 2 no Kleber Andrade.

A Desportiva reclamou de dois lances de possíveis pênaltis ja nos acréscimos do segundo tempo. Num deles, Vinícius foi derrubado, mas o árbitro sequer foi ao VAR fazer a checagem. No outro, um toque de mão.
TORCIDA RECORDE
Um grande público prestigiou a partida e vibrou o tempo inteiro, com lotação completa do estádio. Foram 6330 pagantes e 6.930 presentes, recorde do campeonato.
Enquanto o Rio Branco vai para a final, a Desportiva busca recompor-se para disputar a Copa Espírito Santo.
O zagueiro Darlan, do Rio Branco-ES, desmaiou em campo aos 20 minutos do segundo tempo, após um choque com seu próprio goleiro Neguete, e foi socorrido de ambulância para o Hospital.
Os jogadores das duas equipes corriam desesperados para socorrer o colega, o que mobilizou também as duss comissões técnicas. O jogo ficou paralisado quase 10 minutos.
Aos 30 minutos, Bruno Silva foi expulso e o Rio Branco-ES passou a ter 10 em campo até o final da partida. Nos momentos finais z Vinícius Baiano foi expulso por reclamação.
PRIMEIRO TEMPO
A Desportiva dominou o primeiro tempo, chegou várias vezes com perigo ao ataque, mas no único ataque do Rio Branco, aos 38 minutos, com Emerson Martins batendo para grande defesa de Andrey.
A Desportiva estava toda no ataque no final do primeiro tempo quando Matheus Costa pegou a bola em sua área e avançou em velocidade até a área grená e, depois de “tabelar” na perna do Mariano, tocou com o gol vazio. Rio Branco 1 a 0.

A DECISÃO
A Desportiva buscava uma final pela primeira vez nos últimos nove anos e fez sua melhor campanha no período: terminou como lider na fase classificatória e o único invicto da competição, até então. Nas quartas-de-final eliminou o Vilavelhense com duas vitórias.
O Rio Branco-ES chega à final para buscar o bicampeonato. Fez campanha irregular na fase classificatória, esteve na zona de rebaixamento, mas se firmou quando chegou a hora de decidir. Eliminou o Capixaba nas quartas-de-final com duas vitórias.
A Desportiva teve 70% de posse de bola, enquanto o Rio Branco-ES se defendeu a maior parte do tempo. Entretanto, o ataque grená não conseguiu transpor o forte esquema defensivo capa-preta.
VITÓRIA X PORTO
Neste domingo (23), às 16 horas, no estádio Salvador Costa, em Bento Ferreira, na capital, o Vitória precisa de um empate com o Porto Vitória para fazer a final. No primeiro jogo, venceu por 1 a 0.
O Porto precisa vencer. Se por um gol, a decisão será nos pênaltis. Se por mais de um gol, vira finalista.
Ficha técnica
Desportiva 0 X 1 Rio Branco-ES
Gol: Primeiro tempo – Matheus Costa aos 46 minutos.
Local: Estádio Engenheiro Araripe – Jardim América- Cariacica – ES
Público presente: 6.930 torcedores
Desportiva: Andrey, Arlen (Knupp), Rodrigo Rocha (Davizinho), Pedro Botelho e Gabriel Ferreira (Severo); Mariano, Alex Galo e Zé Gatinha (Brunnho); Vinicius Baiano, Marquinhos do Sul (Marcos Paulo) e João Guilherme. Técnico: Rodrigo César.
Rio Branco-ES: Neguete, Dudu (João Paulo), Matheus Castelo, Darlan (Carbonieri) e Théo Kruger; Romarinho, Emerson Martins, Bruno Silva e Maranhão (Felipe Pará); Matheus Costa (João Paulo), e Diego Fernandes (Jacó). Técnico: Rodrigo Feitosa.
Árbitro: Davi Lacerda (CBF).
Assistente 1: Douglas Pagung (CBF).
Assistente 2: Adilson Oliveira (CBF).
Quarto Árbitro: Jorge Knaak (CBF).
Árbitro de Vídeo: Raphael Andrade (CBF).
Assistente de Árbitro de Vídeo: Vinícius de Souza (FES)
Cartão vermelho: Bruno Silva, aos 30 minutos, e Vinícius Baiano aos 55 do segundo tempo
Os dois jogos terão transmissão ao vivo pela TVE-ES na tevê aberta e pelo seu canal no YouTube
Comente este post