O primeiro jogo das semifinais do Campeonato Capixaba de 2025 terminou empatado em 2 a 2, neste sábado (15), no estádio Kleber Andrade. Foi o melhor jogo da competição e um dos melhores da história do confronto, honrando a tradição do clássico de 61 anos, a Desportiva manteve a invencibilidade na competição deste ano.

O gol de empate do Rio Branco saiu aos 46 minutos do segundo tempo, já nos acréscimos, depois que a Desportiva havia dominado todo o período, tendo desperdiçado chance clara de marcar o terceiro gol. Nos instantes finais, o time capa-preta ainda tentou buscar a vitória, mas não foi bem sucedido.
Se teve gol nos acréscimos, teve também gol relâmpago – mais rápido da história do clássico e do campeoanto de 2025. As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo sábado (15), no Estádio Engenheiro Araripe, às 17 horas, quando será definido o finalista que enfrentará o vencedor o confronto entre Vitória e Porto Vitória.
Se teve sabor de derrota para a Desportiva, o resultado acabou fazendo justiça aos números do jogo: 50% de posse de bola para os dois times, 14 finalizações para o Rio Branco – sete em cada tempo, e sete para a Desportiva, que foi mais assertiva e converteu duas.
Num retrato do que foi a partida, das sete finalizações grenás, cinco foram no segundo tempo, quando o time não deixou o Rio Branco andar. A torcida (6.733 pagantes com renda de R$ 103.980,00) respondeu das arquibancadas à qualidade da partida, fazendo uma grande festa.

DIRIGENTE FAZ FEIO
Se dentro de campo os times fizeram um clássico histórico, fora dele, ao final do jogo, o papelão ficou por conta da cartolagem.
Quando os jogadores deixaram o gramado e se congratulavam, reconhecendo cada um a grandeza do outro para compor o espetáculo de futebol, o presidente da associação Rio Branco (o time é da SAF – Sociedade Anônima de Futebol), Paulo Pacheco, partiu para cima do banco da Desportiva.
Uma grande confusão se formou, observada de longe pelos atletas, preocupados mais com o próximo jogo e a classificação. Houve agressões dos dois lados, a partir da descompostura do dirigente alvinegro, que, quando os ânimos estavam serenados, ainda teve que ser contido porque continuava querendo briga.

GOL RELÂMPAGO
Dentro das quatro linhas, os dois times deram show. Foram dois tempos distintos: no primeiro, o Rio Branco teve domínio pelos dois últimos terços, obrigando o goleiro Andrey a pelo menos três grandes intervenções, uma delas talvez a defesa mais espetacular de todo o campeonato.
O primeiro tempo foi disputado de forma eletrizante e com muitas emoções. E começou com o gol relâmpago de João Guilherme, aos 36 segundos do clásssico 230. Num contra-ataque rápido, Vinicius Baiano puxou a jogada pela esquerda e tocou, de forma precisa, em profundidade para João Guilherme, que se livrou do gol e tocou para marcar 1 a 0.
O gol logo no começo gerou intranquilidade no Rio Branco. Com 12 minutos, o time já tinha dois cartões amarelos: Bruno Silva, por jogo violento, e Matheus Costa por simular pênalti.
Matheus Costa dava muito trabalho à defesa grená quando, aos 17 minutos, o árbitro Wesley Silva consultou o VAR e marcou pênalti em toque no braço de Rodrigo, que tocou na bola quando estava caindo para cortar um cruzamento. Junior Dindê eempatou a partida e logo depois foi substituído por contusão.
A Desportiva apagou em campo e passou a ter uma de suas piores atuações no campeonato. Foi a hora de brilhar a estrela de Andrey, ídolo da torcida. Aos 30 minutos, Andrey fez grande defesa em chute de Matheus Costa e evitou a virada. O Rio Branco era mais ofensivo.
Aos 34 minutos, Andrey voltou a ser fundamental e fez uma das defesas mais espetaculares do Capixabão, de mão trocada, em chute de Maranhão no ângulo direito.
“Eu já estava comemorando o gol. Não é à toa que ele é o melhor goleiro do campeonato”, disse Maranhão na saída para o intervalo. “Ufa, foi a única coisa que pensei quando fiz a defesa”, disse Andrey, ao ser entrevistado
Aos 45 minutos, o golerio havia evitado de novo um gol, ao defender para escanteio um chute de Emerson Martins. No primeiro tempo, o Rio Branco finalizou quatro vezes mais.
Na volta do intervalo, a Desportiva mostrou outra postura, com seu posicionamento ajustado pelo técnico Rodrigo César. Voltou a controlar o meio-campo e a aparecer mais no ataque. O Rio Branco levou 10 minutos chegar à meta de Andrey, mas sem perigo.
Marquinhos do Sul, que havia substituído Cássio, contundido, ainda no primeiro tempo, começou a ser um apeça importante no segundo tempo. Aos 14 minutos, ele recebeu em profundidade, cruzou e a defesa capa-preta ficou olhando João Guilherme dominar para fazer 2 a 1 e assumir a artilharia do campeoanto com seis gols.,
O gol abateu o Rio Branco e a Desportiva continua melhor e no ataque. Porém, não atacava em bloco. Parecia mais preocupada em evitar que a bola chegasse em Matheus Costa e conseguia o objetivo. Quando fez um bom ataque coletivo, aos 40 minutos, Marcos Paulo escapou sozinho, mas acabou demorando a finalizar e, quando o fez, já estava em cima de André Luiz, que fez a defesa.

EMPATE
A perda da oportunidade foi punida pelos “deuses do futebol”. O Rio Branco não jogava bem, mas aos 46 minutos ganhou uma falta na lateral do campo, pelo lado esquerdo de seu ataque. A cobrança de João Paulo foi baixa, pela área, a zaga grená falhou coletivamente e Braga, que não tinha nada com isso, apareceu e empatou o jogo sem chances para Andrey.

Até o final do jogo, nos minutos finais dos acréscimos, aproveitando o entusisamso da torcida, os jogadores alvinegros tentaram buscar a vitória, mas não chegaram a criar grande oportunidade. E a vaga na final está aberta para ser decidida no campo do adversário, com previsão de quebra de recorde de público e renda no próximo sábado.
Nesta segunda-feira(17), na outra semifinal, no mesmo estádio Kleber Andrade, em Cariacica, o Porto Vitória, que se classificou para o mata-mata na bacia das almas e cresceu nas quartas, vai receber o Vitória. O jogo de volta será no próximo domingo (23), no estádio Salvador Costa, em Bento Ferreira, com transmissão ao vivo pela TVE-ES, na tevê aberta e em seu canal no Youtube. (Da Redação)
Comente este post