Depois do calourão do final de semana, quando as praias da capital foram lotadas, a segunda-feira (6) amanheceu com a temperatura em elevação, mas o tempo mudou à tarde e nas montanhas capixabas choveu de forma surpreendente causando transtornos em várias regiões dos municípios de Domingos Martins e Marechal Floriano, a pouco mais de 50km de Vitória.
O início da tarde desta segunda-feira (06) foi marcado por um temporal de cerca de uma hora, que causou alagamento de ruas, quedas de árvores e inundações em plantações no município de Marechal Floriano.
Em Domingos Martins a chuva e o vendaval também causaram alguns estragos. Nuvens escuras começaram a surgir em Campinho, sede do município, por volta de 13h30. Logo após 14h, começou a chover e ventou forte por alguns instantes.
O telhado de uma construção próxima da rodoviária da cidade foi arrancado pela força do vento (foto). Um veículo da Vigilância em Saúde da Prefeitura, que estava estacionado ao lado, foi atingido e sofreu avarias. Placas de uma funerária também atingiram a caminhonete.
A Defesa Civil do município já está recebendo chamados e equipes da Prefeitura estão de prontidão. Algumas barraquinhas usadas para a venda de artesanatos, que ficam ao lado do antigo Hotel Imperador, próximo da Praça Dr. Arthur Gerhardt, foram danificadas com o vento e um carro chegou a ser atingido pelas estruturas das barracas no estacionamento.
Na rodovia Ludovico Carlos Guilherme Wruck, conhecida com a “Estrada Velha”, que dá acesso ao centro de Domingos Martins pelo km 43,9 da BR-262, uma árvore caiu no meio da pista, interditando o trânsito. Também há registros de quedas de árvores em outras regiões e equipes da Prefeitura já estão levantando possíveis problemas causados pelo temporal. Por volta de 15h15 de hoje, ainda chovia na sede do município, mas com menos intensidade. Trovejava insistentemente e as nuvens estavam escuras.
GRANIZO
o distrito florianense de Victor Hugo, a chuva forte começou depois de 13h, e rapidamente os rios da região de Córrego do Ouro transbordaram. O morador Francisco Antônio Pereira gravou um vídeo mostrando a inundação em baixadas da região, depois de mais de uma hora de chuva.
No distrito de Santa Maria, pluviômetros instalados em propriedades rurais registraram 88 milímetros de chuva em pouco mais de uma hora de temporal. Também houve queda de pequenas pedras de granizo. A chuva chegou acompanhada de vento e muitos trovões e relâmpagos, assustando moradores.
Na sede do município, ruas foram tomadas pelas águas barrentas, como a Thieres Veloso, no bairro Jarbinhas. Durante o temporal, ocorreram quedas de energia elétrica.
Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a previsão era de que durante a tarde de hoje áreas de instabilidade, associadas ao calor e umidade, provocariam pancadas de chuva na Região Serrana e trechos das regiões Sul e Noroeste.
Para amanhã (07), a previsão é de poucas nuvens e calor até o fim da manhã em todo o Espírito Santo. A partir da tarde, áreas de instabilidade, associadas ao calor e da umidade, provocam novamente pancadas de chuva na regiões Sul e Serrana. Em parte da região Noroeste e na Grande Vitória, há previsão de chuva rápida à noite. (Da Redação com Montanhascapixabas.com.br)
Comente este post