Lançado no final de junho, pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), o projeto “Educação em Movimento: Desafiando o Tempo”, está percorrendo todas as escolas de Barra de São Francisco, com uma equipe multidisciplinar, para acelerar o aprendizado dos estudantes de 2º 5º e 9º anos, nas matérias português e Matemática, com vistas às provas do Sistema de Avalaição da Educação Básica (Saeb).
O Saeb é responsável por determinar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em todos os municípios do país e tem avaliações de dois em dois anos, sempre nos anos ímpares.
O projeto da Semec, com metodologia própria, foi lançado em 2017, e se chamava “Superando Desafios – Formando Campeões, tendo como foco o fortalecimento dos estudantes das séries mais difíceis para os alunos e que são avaliadas na prova do Saeb, que é feita de dois em dois anos.
“Os desafios existem para serem vencidos ou no mínimo serem enfrentados de pé, dispostos para o embate. Chegou o momento da educação se colocar no front da defasagem de conhecimento que a pandemia nos causou, mantendo alunos e professores distantes”, informa a secretária Delma Ker, em sua página nas redes socias.
“O projeto visa fortalecer alunos de segundos, quintos e nonos anos com aulas inovadoras, simulados, experiências especiais e treinamentos para o enfrentamento das provas internas e externas que teremos pela frente”, explica Delma e continua:
“Agradecemos o apoio total do prefeito Enivaldo dos Anjos, à equipe da Secretaria Municipal de Educação, a parceria do IFES e a todos os diretores, pedagogos e professores da Rede Municipal de Educação de Barra de São Francisco.”
Finalizando, Delma disse que o projeto “só alcançará bons resultados se cada dia nos unirmos mais como rede e isto a equipe da escola municipal Jacyra de Paula Miniguite também fez muito bem”, disse quando da visita à escola rural.

Superando Desafios
Implantado pela Semec, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus de Barra de São Francisco, o projeto ‘Superando Desafios – Formando Campeões’, pode ser apontado como uma das principais alavancas do crescimento substancial alcançado pelos alunos da Rede Municipal de Ensino no Ideb, em Barra de São Francisco.
O município avançou de nota 5.9 em 2017 para 6.7 em 2019, batendo em quase um ponto a meta de 5.9 estipulada para o ano passado.
“Essa vitória é de todos os alunos e seus familiares, professores e demais profissionais que compõem a Secretaria Municipal de Educação (Semec), da atual gestão que não mediu esforços para investir e melhorar a qualidade do ensino do nosso município, do Ifes – campus local, que contribuiu e muito com a parceria firmada, enfim… Essa vitória é do município de Barra de São Francisco”, comemorou o então prefeito Alencar Marim, na época da divulgação dos resultados do Ideb no ano passado.
O projeto, que em 2020 teve o nome simplificado para “Superando Desafios”, reiniciou mas deixou de ter como foco apenas as séries fundamentais para os resultados do Ideb (quinto e nono anos) para focar em todos os mais de 700 alunos da rede. No entanto, devido à pandemia, ele também teve que ser paralisado.
“Nós tivemos resultados positivos no ano passado (2019), mas nossos alunos ainda chegam ao ensino Fundamental 2 com enormes dificuldades de interpretação de texto e de realização de operações básicas de matemática”, relatou a então secretaria municipal de Educação e pedagoga da rede, Delma Ker, durante seminário no início de 2020.
O Superando Desafios foi desenvolvido pelo corpo docente da Semec para funcionar como o principal agente motivador dos alunos da rede e, ajudou a melhorar em até 95% o desempenho dos 5º e 9º anos da Rede Municipal de Ensino na disciplina Língua Portuguesa e até 80% em Matemática.
O objetivo do projeto é contribuir para a adaptação estudantil, aperfeiçoamento da didática trabalhada em sala de aula, e consequentemente, no resultado da Avaliação Diagnóstica da Rede, o Saeb, que acontece entre outubro e novembro dos anos ímpares.
“Como bem disse o prefeito Alencar Marim, no dia do lançamento, esse projeto foi uma ideia acertada. Todos os nossos 516 alunos dos 5º anos e os nossos 212 alunos dos 9º anos foram inseridos no projeto Superando Desafios – Formando Campeões. Nós identificamos uma maior dificuldade na disciplina de Matemática, mas os três testes internos revelaram que os nossos alunos estavam aptos para realizar a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)”, explicou a secretária na época.
O que é o Saeb?
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um processo de avaliação em larga escala realizado periodicamente pelo Inep. Oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências, permitindo que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país.
Por meio de testes e questionários, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes avaliados. Esses índices estão descritos e organizados de modo crescente em escalas de proficiência de língua portuguesa e de matemática para cada uma das etapas avaliadas.
As escalas funcionam como apoio para a interpretação dos resultados do Saeb – que, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono apuradas no censo escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica”, informa a secretária. (Weber Andrade)
Comente este post