
Uma mulher, a comandante Luciana, chefiou a tripulação do primeiro voo que a Azul fez na ligação entre Belo Horizonte (MG) e Linhares, no Norte do Espírito Santo, segunda maior cidade do interior do Estado. Ao lado dela, o primeiro oficial Caíque e a bordo, na primeira viagem, estava o próprio prefeito Bruno Margotto Marianelli, da cidade capixaba.
A piloto Luciana Moreira Dabien Haddad é comandante da Azul Conecta e está na empresa desde junho de 2021. Nascida em Lavras, no Sul de Minas Gerais, a comandante é filha de Faissal Emílio Dabien Hadda (ex-funcionário da Copasa) e de dona Maria Moreira.
Luciana nasceu e viveu em Lavras, estudou no Instituto Presbiteriano Gammon e chegou a iniciar uma graduação na Universidade Federal de Lavras – UFLA, mas trancou a graduação quando se mudou para a capital Belo Horizonte para cursar Ciências Aeronáuticas. Em sua trajetória curricular, ela fez o curso de PP na Net Aviação onde também foi instrutora de voo por alguns anos.
No ano de 2021 ela começou a voar o avião Cessna Caravan ainda como copiloto (ou como primeiro oficial como é chamado na aviação), chegou a fazer alguns testes para trabalhar na Azul Conecta, subsidiaria e porta de entrada para a Azul Linhas Aéreas Brasileiras, onde agora foi admitida e promovida a Comandante Luciana.
A cidade de Lavras, com cerca de 100 mil habitantes, tem em sua história de aviadores os pioneiros Paulo Guida, primeiro piloto ligado à cidade que comandou um avião comercial, da NAB – Navegação Aérea Brasileira, a piloto Dulce Scorza, primeira mulher a se tornar piloto pelo Aero Clube de Lavras, os comandantes Vinicius e Matheus, da GOL, Liza Melo, mecânica de avião e agora a comandante Luciana, da AZUL CONECTA.

O VOO
O voo foi feito com tempo bom em em condições de normalidade, sendo recebido festivamente no Espírito Santo. A Azul, maior companhia aérea do Brasil em número de voos e destinos atendidos no país, iniciou hoje os voos diários ligando a cidade de Linhares, no Espírito Santo, ao BH Airport, em Confins (MG), operados pela Azul Conecta em aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para nove Clientes.
Para César Grandolfo, gerente de Relações Institucionais da Azul, é um importante momento para a expansão das atividades no Espírito Santo. “Iniciamos hoje esse voo que trará uma grande conectividade para o município, já que o BH Airport é um dos nossos principais hubs, com mais de 50 destinos. Isso vai fomentar ainda mais o turismo e os negócios em Linhares e na região, que é um importante polo produtor de petróleo e gás natural”, explica César.
Os bilhetes já estão à venda no site da Azul e nas agências de viagens parceiras. Os voos diários decolam de Belo Horizonte às 12h50 e pousam em Linhares, às 14h30. No sentido contrário, partem de Linhares, às 14h55, e aterrissam às 16h35 na capital mineira. Apenas aos sábados, esses horários mudam. As decolagens de Confins acontecem 9h20 e os pousos, às 11h. No sentido inverso, as decolagens acontecem 11h25, enquanto os pousos, às 13h05.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, destaca a importância crucial do voo comercial que agora opera no Aeroporto Regional de Linhares. “Os recursos aportados pelo Governo do Estado na modernização e expansão do Aeroporto Regional de Linhares são investimentos no desenvolvimento sustentável de toda a região. A conectividade proporcionada por essa rota não apenas encurta distâncias, mas também abre portas para muitas oportunidades, facilitando a mobilidade dos passageiros, mas também fomentando a atividade econômica local.”, comenta Fábio.
Linhares fica a pouco menos de duas horas da capital Vitória, que também é atendida por voos da Azul. Com o novo aeroporto, a cidade vai permitir a companhia ampliar ainda mais sua conectividade e operação no Espírito Santo. O município é conhecido por suas praias e paisagens naturais, como os pontos turísticos Lagoa Juparanã e a Lagoa Nova. Também possui uma base do projeto Tamar, que, desde 1982, está no local monitorando 160 quilômetros de praias continentais e protegendo uma média de 3 mil desovas e 150 mil filhotes de tartarugas marinhas a cada temporada reprodutiva desses animais.
Aeroporto
O novo Aeroporto Regional de Linhares, que passou por obras de expansão da pista e construção de um novo terminal de passageiros, foi inaugurado no dia 14 de abril. As instalações têm capacidade para receber voos comerciais de até 150 passageiros. A solenidade contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, e demais autoridades. (Da Redação)

Comente este post