O anúncio do governador Renato Casagrande (PSB) determinando a pavimentação da ES 010, entre Urussuquara e a estrada do Nativo, em São Mateus, numa extensão de aproximadamente 50 km, bem como a recuperação da ES 429, além da ligação desta rodovia à ES 010, tem dedo do atual prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos e mira o futuro de Barra de São Francisco e Região Norte do ES.
A obra da ES-429 foi uma das indicações feitas em 2019 ao governador Renato Casagrande pelo então deputado estadual Enivaldo dos Anjos no contexto da participação do Estado na oferta de infraestrutura para o complexo logístico e empresarial planejado pela Petrocity na região.
Na ocasião, Enivaldo pediu a elaboração de estudos, projeto executivo e execução das obras de pavimentação com pista dupla, piso reforçado para suportar o tráfego de caminhões, da ES-429, interligando a ES-010, em Urussuquara, à BR-101, num trecho de aproximadamente 30 quilômetros, visando a atender ao polo de desenvolvimento que surgirá na região (indicação 19898/2019).
Foi indicada também a celebração de parceria público-privada com a Petrocity Portos S.A. para a instalação do Centro Portuário de São Mateus, objetivando a construção pela empresa da variante da ES-010, numa extensão de 3,7 quilômetros para contornar o porto, bem como o apoio do poder público em obras de infraestrutura nos acessos à região (indicação 1986/2019).
O presidente da Petrocity Portos, José Roberto Barbosa da Silva, também elogiou a iniciativa: “Este projeto anunciado pelo DER-ES traz uma visão de convergência de interesses, que vimos buscando com a vinda do porto, trazendo ganhos institucionais e sociais. É um ganho para todas as comunidades ao lado e um passo importantíssimo para o porto e a região, que merece investimento e melhoria de qualidade de vida”.
Barbosa acredita que haverá uma grande transformação da infraestrutura viária tanto de Urussuquara quanto das comunidades ao redor. (Da Redação)
Comente este post