A tradicional feira livre da Rua Humberto Serrana, na Praia da Costa, Vila Velha, foi descontinuada no início de 2025. Agora, a feira passa a funcionar na Rua Afonso Pena, também no mesmo bairro, em um período experimental que deve durar aproximadamente cinco semanas.
A decisão foi tomada pela Prefeitura de Vila Velha após avaliar demandas relacionadas à organização e regularização das feiras no município.
Durante essa fase, realizada sempre nas manhãs de quarta-feira, a Gerência de Posturas do município analisará o impacto no trânsito, o manejo de resíduos, o horário de montagem e desmontagem das barracas, além da limpeza e adequação às normas.
A prefeitura informou que está em diálogo contínuo com moradores e feirantes para realizar os ajustes necessários. Ao final do período experimental, uma decisão será tomada, em conjunto com a comunidade, para determinar se a feira permanecerá de forma definitiva na Rua Afonso Pena.
Entenda
A feira, que ocorria semanalmente às quartas-feiras na Rua Humberto Serrana, começou com poucas bancas e, ao longo dos anos, ganhou mais barracas, atraindo moradores e comerciantes da região.
Apesar disso, a feira foi oficialmente encerrada no final de dezembro, após a prefeitura identificar que a atividade não estava cadastrada oficialmente.
Moradores afirmam que a feira não bloqueava o tráfego na Rua Humberto Serrana e que os próprios feirantes se responsabilizavam pela limpeza do local ao final das atividades.
Próximos passos
Enquanto aguardam a definição sobre a permanência na Rua Afonso Pena, moradores e feirantes têm participado do processo de diálogo conduzido pela prefeitura.
A fase experimental é vista como uma oportunidade para ajustar eventuais problemas e garantir que a feira opere de forma regular, beneficiando comerciantes e a comunidade local.
Outra feira que está em vias de mudar é a Feira Orgânica da avenida Hugo Musso, no Parque das Castanheiras. A Preocupação estuda sua mudança para uma via recentemente inaugurada próximo ao Morro do Moreno.
A feira, realizada aos sábados, cresceu muito, com outros comerciantes se instalando em ruas transversais, o que tem gerado queixas da comunidade. (Da Redação com ES360)
Comente este post