Weber Andrade
A viúva do ex-serventuário da Justiça Arlindo Pinto da Costa, dona Dalva, esteve na praça que leva o nome do falecido, no centro de Barra de São Francisco, na tarde desta sexta-feira, 2, admirando o trabalho do escultor capixaba Nilson Camisão, que une uma homenagem ao Padroeiro do município, São Francisco de Assis e um busto do marido, que foi instalado logo acima do painel, onde constam dois poemas, um de Arlindo, que também foi cronista ativo.
As esculturas, segundo ela, foram feitas por encomenda da família, que recebeu autorização do prefeito Enivaldo dos Anjos para instalar as obras de arte na praça.
“Meu enteado, Arlindinho, e eu encomendamos a obra e o prefeito Enivaldo dos Anjos prontamente autorizou a instalação. É mais uma obra para lembrar o nome do meu falecido marido, que era muito querido na cidade e, junto, colocamos a homenagem ao Padroeiro São Francisco de Assis”, conta dona Dalva
A praça, que já teve outros nomes, de figuras públicas de fora do município, foi rebatizada com o nome de Arlindo Pinto da Costa graças ao prefeito Enivaldo dos Anjos, que era grande amigo do cartorário.
A inauguração aconteceu em dezembro de 2021 e, na oportunidade, o prefeito disse estar muito feliz por entregar a praça remodelada, ele que foi autor da última alteração na mesma, em sua primeira gestão, há 34 anos.
A praça passou a se chamar Arlindo Pinto da Costa, em homenagem ao ex-serventuário da Justiça falecido no dia 16 de abril de 2018. Até então a praça se chamava senador capixaba Atílio Vivácqua.
“Arlindo Pinto da Costa foi um grande homem que Barra de São Francisco admirava, respeitava e contava sempre com sua ajuda. Arlindo, era um homem inteligente, educado, amigo, fiel e muito competente. Bom orador e respeitado, honesto e cumpridor da palavra”.
Ele morreu depois de lutar por vários anos com problemas renais.
Era membro da Loja Maçônica 14 de Julho onde ocupou os mais relevantes postos e foi presidente da APAE quando as duas lojas maçônicas assumiram a direção daquela entidade.

Veja também
Comente este post