O projeto do Centro Portuário de São Mateus (CPSM), da Petrocity, está liderando com mais de 50% dos votos, entre cinco projetos concorrentes, a votação promovida pelo Instituto BESC para o Troféu Painel 2022. A votação começou nesta quarta-feira (15) e vai até o dia 30 de junho. Os organizadores limitam a um voto por IP ou por e-mail, o que demonstra que o projeto capixaba está bem cotado em nível nacional.
A organização não-governamental que promove o concurso selecionou projetos, instituições e/ou pessoas em cinco categorias: empreendimento privado, empreendimento público, inovação, instituição financeira e personalidade. O projeto da Petrocity concorre na categoria de empreendimento privado e tem outros quatro concorrentes de peso.
O CPSM está vencendo o concurso contra a Comerc, a Datagro, a Inpasa Brasil – Unidade de Dourados-MS e o Tecon Salvador. A votação pode ser feita pelo link https://institutobesc.org/eventos/painel/trofeupainel2022/ e, depois de votar, o participante tem acesso aos gráficos com os resultados em andamento. “Termos sido indicados já foi um grande reconhecimento ao nosso projeto, liderar a corrida é algo que nos envaidece, porque sabemos que são todos projetos pujantes”, disse José Roberto Barbosa, CEO da Petrocity Group.
Não apenas o projeto do porto, mas todos os projetos da Petrocity podem ser conhecidos por meio de acesso eletrônico ao portal https://petrocitygroup.com.br/, onde o CPSM é apresentado como “o porto do coração do Brasil”, com destaque para sua ligação à região central por meio de ferrovias também projetadas pela companhia, bem como o fato de ser o único porto do Sudeste em área da Sudene.
CONCORRENTES
Concorrem na categoria investimentos privados os seguintes projetos:
COMERC – Nasceu com o mercado livre de energia no Brasil, em 2001, e se consolidou como parceira na oferta de serviços de gestão, soluções inovadoras e liberdade aos seus clientes. Em 2021, após a associação com a Perfin Investimentos e a compra de 50% de seu capital pela Vibra, a Comerc avançou seu projeto de investimentos em usinas e projetos eólicos e solares com foco em crescer em energia renovável.
DATAGRO – Atuando há mais de 35 anos, a DATAGRO é uma consultoria agrícola independente que atua com análise, dados primários e notícias sobre as principais commodities agrícolas mundiais.
Centro Portuário São Mateus (CPSM) – Petrocity Portos – O Complexo Portuário de Urussuquara é um empreendimento logístico e empresarial portuário, localizado no norte do estado do Espírito Santo. O CPSM está interligado a um sistema logístico de grande porte, abrangendo sistemas portuário, ferroviário, rodoviário e aeroviário.
A implantação está avaliada em R$ 3,1 bilhões, devendo gerar 2,5 mil empregos diretos apenas na fase de implantação, e mais 2,5 mil diretos e indiretos na fase de operação, com perspectiva de ser a melhor plataforma logística do Brasil. É composto por seis berços, que totalizam 2.360 metros de estrutura de atracação, protegidos por quebra-mares e ligados por uma ponte de acesso de 1.800 metros de comprimento. Tal estrutura atenderá a navios de contêineres e carga geral, rochas ornamentais, celulose e papel, veículos e supply offshore (apoio às operações de óleo e gás).
INPASA Brasil – Unidade de Dourados-MS – Trata-se do empreendimento da maior Unidade do Grupo, que tornará a INPASA a maior produtora de Etanol de Milho brasileira e a maior produtora de combustível limpo e renovável à base de milho da América Latina. Em seu processo industrial, busca aproveitar integralmente os grãos. Além do Etanol Anidro e Hidratado, produz óleo de milho e DDGS (sigla em inglês para grão seco de destilaria com solúveis), uma fonte de energia e proteína de alto valor agregado para nutrição animal. A Unidade também é autossuficiente na geração de energia elétrica
Tecon Salvador – Unidade de negócios da Wilson Sons, chega aos 22 anos integrando o porto brasileiro mais eficiente de 2020, de acordo com o Índice Global de Desempenho Portuário de Contêineres (CPPI), divulgado pelo Banco Mundial e IHS Markit. O porto da capital baiana também é o único representante brasileiro a figurar entre os 50 melhores do mundo. O ranking considera informações de 2020 e utiliza dados de escalas portuárias de armadores que respondem por 80% da capacidade global da frota de contêineres.
Pode ser dado um voto em cada categoria. Na categoria de empreendimento público, foram indicados a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) – Valec e a Segunda Ponte internacional entre Foz de Iguaçu e Presidente Franco.
Na categoria inovação, estão a Locomotiva Elétrica FLXdrive – Wabtec Corporation, a Senai Cimatec Park e a Vibra Co.Lab.
Como instituição financeira, foram indicados o BNB – Banco do Nordeste do Brasil S. A, o BTG Pactual, a Caixa Econômica Federal e o World Bank Group (Banco Mundial).
Na categoria personalidade, estão concorrendo Adalberto Tokarski, ex-diretor da Antaq, Edeon Vaz Ferreira, Julian Thomas, Leone Peter Andrade, Marcelo Bragança e Plinio Nastari.
O INSTITUTO BESC
O Instituto Besc de Humanidades e Economia foi fundado em fevereiro de 2009 como uma organização civil sem fins lucrativos. A instituição é formada por um número ilimitado de sócios, divididos entre fundadores, beneméritos e honorários, e é administrada por uma Assembleia Geral, uma Diretoria e um Conselho Fiscal.
Com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, o Instituto define seu propósito como promover o estudo e o conhecimento de todos os núcleos do saber por meio de congressos, seminários, conferências, simpósios, estudos, pesquisas e webinars, que possibilitam o debate de ideias e realização de ações para o desenvolvimento humano e uma vida sustentável.
Com estes eventos, o Instituto Besc busca contribuir com a estruturação de políticas públicas para o desenvolvimento socioeconômico do país e com as políticas de investimento público-privado direcionadas ao crescimento e à inserção das regiões do Brasil no universo do conhecimento, do saber e do bem-estar social.
A partir do debate, a instituição gera resultados, que são divulgados em livros, revistas, cartas, resumos, atas e nos meios de comunicação da organização.
Focados nos aspectos humanos e econômicas, o Instituto Besc de Humanidades e Economia reúne dirigentes, técnicos de organizações privadas, públicas e não-governamentais, estudantes e estudiosos de problemas nacionais e continentais. Juntos, eles discutem temas que beneficiam e interessam os brasileiros, buscando uma solução humanística, ecológica, política, econômica e técnica para o Brasil. (Da Redação)
Comente este post