A primeira coisa importante a dizer sobre os pedidos de impugnação de candidaturss feitos pelo Ministério Público Eleitoral é de que nem todos prosperarão.
Como o tempo para impugnações é muito curto, onde há fumaça o MPE entra com o pedido para não perder o prazo. Se vai prosperar ou não, se vê depois.
PL explora casos em Vila Pavão
Na região Noroeste, a equipe de campanha de Mônica Ziviani, 24 anos, candidata do PL à prefeitura de Vila Pavão, explora ao máximo os pedidos do MPE em relação ao prefeito Bolinha (PSB) e ao ex-prefeito Irineu Wutke (União Brasil).
E tenta tirar vantagem disso para fazer crer que a candidata está sozinha no processo.
Mônica foi candidata a deputada estadual há dois anos. Teve 2.527 votos, dos quais apenas 709 em Vila Pavão, o equivalente a menos de 10% do total de eleitores aptos a votarem hoje no município (7.832).
Por que renunciou?
Agora , por que Bolinha até desistiu da candidatura à reeleição e indicou, para substitui-lo, o vereador João Trancoso, atual presidente da Câmara?
Porque ele tinha consciência de que dificilmente conseguiria sobreviver à impugnação pelo MPE.
Afinal, Bolinha está na lista de inelegíveis (por 8 anos) da Lei da Ficha Limpa por improbidade administrativa, condenado em decisão colegiada em 2021.
Por que Irineu continua?
E por que a situação de Irineu é diferente e o pedido em relação a ele não deverá prosperar?
Diferente de Bolinha, que foi condenado por improbidade por irregularidades que cometeu enquanto era vereador, junto com o então prefeito Ivan Lauer, o ex-prefeito Irineu teve suas contas julgadas e recomendadas a aprovação pelo Tribunal de Contas do ES.
Porém, num julgamento político, sem considerar a recomendação técnica, a Câmara de Vila Pavão rejeitou as contas de Irineu referentes a 2017.
Resumo da ópera
Este é o resumo da ópera que demonstra que, se quiser virar prefeita, Mônica vai ter que vencer Irineu nas urnas.
Arnaldinho voa em Vila Velha
Duas pesquisas publicadas esta semana, pelos institutos Futura e Ipec, mostraram que o prefeito Arnaldinho (Podemos) está voando em Vila Velha, assim como Euclério Sampaio (MDB) em Cariacica.
As duas pesquisas projetam Arnaldinho, apoiado pelo governador Casagrande, com mais de 80% dos votos válidos e uma rejeição em torno de 5%. São seis votos por um sobre o Coronel Ramalho (PL), que tem rejeição de 35%.
Bandeiraço de Luiz Paulo
Com o prefeito Lorenzo Pazoline (Republicanos) despejando dinheiro do empréstimo do Banco Mundial em asfalto pela cidade inteira, o tucano Luiz Paulo mostrou a cara com o primeiro bandeiraço em Vitória visando à Prefeitura.
E a militância estava animada na avenida Américo Buaiz, em frente à Assembleia Legislativa.
(Da Redação com colaboradores)
Comente este post