A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), em conjunto com a Polícia Científica do Estado (PCIES) e técnicos da EDP, identificou uma rede clandestina de energia elétrica em um lava-jato de caminhões localizado na Vila Independência, em Cariacica, durante uma fiscalização realizada na manhã desta quinta-feira (24). O proprietário do local não foi encontrado e, por isso, ninguém foi detido na ação.
Segundo a PCES, a operação foi conduzida pelo Departamento de Investigações Criminais (Deic), com o apoio do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) e da distribuidora de energia EDP. A fiscalização foi motivada por suspeitas de furto de energia elétrica no local.
Durante a averiguação, foi constatada a existência de uma ligação clandestina trifásica conectada diretamente à rede da EDP, sem qualquer medição adequada. A ligação irregular abastecia tanto o lava-jato quanto uma residência anexa. Os técnicos identificaram fluxo de corrente elétrica no momento da inspeção, confirmando o uso ativo da rede clandestina.
A ligação foi desfeita imediatamente pelos técnicos da EDP, que também interromperam o fornecimento de energia no local. De acordo com um familiar do proprietário, a unidade já estava com o fornecimento suspenso pela concessionária devido a dívidas que ultrapassam R$ 113 mil.
Apesar da constatação da fraude, o responsável não estava presente no momento da fiscalização. A Polícia Civil informou que um inquérito policial será instaurado para apurar os fatos e identificar os envolvidos.
Ainda segundo a EDP, além da responsabilização criminal, os autores da fraude deverão ressarcir os prejuízos causados pelo consumo não faturado, conforme determina a Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Também deverão arcar com os custos operacionais e administrativos decorrentes da irregularidade. (Da Redação com SESP)
Comente este post