Uma pesquisa contratada pela Associação de Diários do Interior do Espírito Santo (ADI-ES) e divulgada na madrugada desta sexta-feira, 26, pelo Ipopes Pesquisa de Opinião Pública Ltda, aponta que o governador Renato Casagrande tem 44,6% da preferência do eleitorado para o Governo do Estado, tendo em segundo lugar o ex-deputado federal Carlos Manato (12,14%), representando o atual presidente Jair Bolsonaro na composição de forças do Estado.
A pesquisa aponta ainda Guerino Zanon (PSD) com 7,94% e Audifax Barcelos (Rede) com 7,30%) das intenções de voto.
Na pesquisa espontânea, onde nenhum nome é apontado, Casagrande também lidera com folga, chegando a 30,95%, contra 7,7% de Manato e 5,16% de Guerino Zanon.
Eleição presidencial
A eleição presidencial aponta o óbvio: O Espírito Santo é um dos Estados onde Bolsonaro tem o maior número de admiradores. Assim, segundo o Ipopes, Bolsonaro venceria Lula no Espírito Santo, se a eleição fosse hoje, por 39,68% contra 38,10% do petista.
Ciro Gomes tem 5,16% das intenções de voto e os demais candidatos não conseguiram atingir um ponto percentual.
A modalidade espontânea mostra que os votos estão consolidados no Estado entre Bolsonaro e Lula. Foram os que se dizem indecisos (17,86%), a maoiria já decidiu por Bolsonaro (36,98%) e Lula (35,56%).
Senado
Para o Senado, apesar do senador evangélico Magno Malta (PL) despontar na liderança com 27,70% das intenções de voto, 34,5% disse que ainda não decidiu em quem votar, o que deixa a disputa em aberto.
A senador Rose de Freitas (MDB), que tema a cadeira em disputa, está com 17,78% das intenções de voto e, em terceiro, vem o deputado estadual Erick Musso (Repubicanos) com 4,92%.
A pesquisa
A pesquisa foi contratada pela Associação dos Diários do Interior do Espírito Santo (ADI-ES) junto ao Ipopes e registrada no TER-ES com o número 02056/2022.
Foram ouvidas 1.260 pessoas em 36 cidades do Espírito Santo, entre os dias 19 e 23 de agosto.
A margem de erro estimada é de 2,76% pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. (Da Redação com informações de Ipopoes/ADI-ES)
Comente este post