O governador Renato Casagrande vai escolher entre dois homens e uma mulher o sucessor ou a sucessora de Luciana Andrade na chefia do Ministério Público Estadual. A categoria escolheu, entre seis candidatos, os promotores de Justiça Pedro Ivo de Sousa, Francisco Berdeal e Maria Clara Perim para formar a lista tríplice para Procurador-Geral de Justiça.
Dentre os seis candidatos à vaga, eles foram os três mais votados pelos colegas, na eleição interna realizada ao longo desta sexta-feira (22), das 9h às 17h. Pedro Ivo, com 146 votos, foi o mais votado, seguido de perto por Francisco Berdeal com 132 votos. Maria Clara Mendonça teve 97 votos.
Secretário-geral do Gabinete da PGJ, Berdeal é considerado o candidato da atual chefe do MPES, Luciana Andrade. Pedro Ivo e Maria Clara não pertencem à situação. Ficaram de fora da lista o promotor de Justiça Danilo Raposo Lirio e os procuradores de Justiça Josemar Moreira e Marcello Queiroz.
Agora, a atual procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, tem três dias para encaminhar a lista ao governador Renato Casagrande (PSB), que tem a palavra final. A partir daí, o governador terá 15 dias para tomar e anunciar a sua decisão. Nos termos da Constituição Estadual, ele pode escolher qualquer um dos três integrantes da lista tríplice.
O escolhido tomará posse no início de maio e chefiará o MPES pelo biênio seguinte. Conheça os três candidatos:

Pedro Ivo de Sousa
Com 19 anos de atuação no MPES, foi presidente por dois mandatos na AESMP (2019 a 2023), diretor-tesoureiro da Conamp, gestor de metas da Enasp/CNMP, dirigente do CACR, coordenador da Força Tarefa da Crise da Segurança Pública, dentre outras funções. Trabalhou em diversas comarcas do Estado, sendo promotor titular em Anchieta, Iúna, Ibiraçú, São Mateus, Colatina, Aracruz, Vitória, Cariacica e Serra. Atualmente atua na 13ª Promotoria de Justiça Cível de Vitória. É mestre em Direitos e Garantias Fundamentais e doutor em Direito Constitucional pela Università degli Studi Roma Tre (Itália). É professor titular do curso de Direito da Ufes.

Francisco Berdeal
Francisco Martínez Berdeal tem 50 anos. É promotor de Justiça desde 2003. Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e especialista em Direito Processual Civil pela FDV, tem ainda MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV/MMurad. É o atual secretário-geral do Gabinete da PGJ e o 4º Promotor de Justiça Cível de Vitória. Tem 17 anos de atuação nas Promotorias de 14 municípios do interior e Grande Vitória e 12 anos de experiência na gestão do MPES. Foi ainda coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral/CAEL, do Núcleo de Autocomposição de Conflitos do MPES e do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público.
Maria Clara Mendonça Perim

Promotora de Justiça há duas décadas no MPES, com atribuições, em especial, na defesa de políticas públicas (Sistema Único de Saúde) e Governança da Gestão Pública. Atuou no Corregedoria Nacional do Ministério Público (CNMP) em inspeções e correições gerais. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Doutoranda em Direito Público na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), em Direito Constitucional, sob orientação do Professor Luís Roberto Barroso, com foco em constitucionalismo democrático e fortalecimento das instituições públicas.
(Da Redação com informações dos colunistas Fabiana Tostes e Vitor Vogas)
Comente este post