Pelo menos três pessoas foram presas pela operação conjunta das Polícias Civil e Militar realizada na manhã desta quinta-feira (2), em Jaguaré, no Norte do Espírito Santo, a 190km de Vitória.
A operação cumpre mandados de prisão busca e apreensão, expedidos pelo Juizo da Comarca, e tem como principais alvos pessoas envolvidas no movimento do tráfico de drogas e homicídios no município.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em sete residências do bairro Novo Tempo e Centro. A ação teve como objetivo apurar dois homicídios praticados na localidade.
Durante a operação, além das três pessoas foram presas, houve a apreensão de uma pistola calibre .380, munições de calibre 9mm, dinheiro em espécie, entorpecente similar à maconha e notas falsas de R$ 100,00 danificadas.
No curso das diligências, também foi localizada uma adolescente do sexo feminino que havia fugido de uma casa abrigo do município de Jaguaré.
A operação, sob coordenação do delegado de polícia Rodrigo Alves Damasceno, teve o apoio da Polícia Militar de Jaguaré/ES.
“Reforçamos o compromisso das forças de segurança com o enfrentamento à criminalidade violenta e à proteção da sociedade”, disee o delegado.
POLÍGONO
Jaguaré está dentro de um polígono estratégico importante para traficantes de drogas, sob domínio de pessoas ligadas ao Comando Vermelho, com acesso à BR 101 e ligações internas com diversas rotas para importantes municípios produtores de café do Norte do Estado.
Jaguaré já teve sete homicídios neste ano, com aumento de 14% em relação a 2024 no mesmo período. O município forma com Vila Valério a AISP 22 (Área Integrada de Segurança Pública) sob patrulhamento de uma Companhia Independente da PM.
Em 2025, essa Área já teve dez homicídios para uma população de 45 mil habitantes. A taxa é de 29,6 homicídios por 100 mil habitantes.
O Norte, em termos de planejamento de segurança compreendido pelos municípios litorâneos de Fundão a Conceição da Barra, e mais Rio Bananal, Vila Valério e Pedro Canário, tem redução de 10,9% nos homicídios este ano.
São 123 crimes dolosos, a uma taxa de 26,73 por 100 mil habitantes ao ano, ante 138 registrados no mesmo período em 2024. A projeção é de ficar em torno de 165 homicídios ao final do ano, o menor número em três décadas.
ESPÍRITO SANTO
O Espírito Santo teve dois homicídios no primeiro dia de outubro: um no Alecrim, em Vika Velha, e outro na zona rural de Rio Bananal, no Norte do Estado.
Neste ano, o Estado tem, até o momento, 70 homicídios menos do que no mesmo período de 2024. A redução é de 10,8% em 274 dias do ano.
Comente este post