
Secretários municipais, subsecretários e outros servidores em cargos de chefia da Prefeitura de Barra de São Francisco estão participando hoje, 9, durante todo o dia, no auditório do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), no bairro Nova Barra (Vaquejada), de uma oficina ministrada pelo sociólogo Luiz Cláudio Gobbi da Silva, consultor do Sebrae/ES, com foco na instalação da Sala do Empreendedor, um dos principais eixos do Programa Cidade Empreendedora, que começou a ser implantado no município em setembro do ano passado.

O que é a Sala do empreendedor Sebrae?
As Salas do Empreendedor são locais de atendimento das Prefeituras Municipais que facilitam os processos de abertura de empresas, regularização e baixa; bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI), concentrando em só local todas as informações e serviços que os empreendedores necessitam para começar um empreendimento.
“A Sala do Empreendedor disponibiliza acesso facilitado à informação, orientação, qualificação, regularização de atividades, dentre outros serviços. Tem como objetivo a desburocratização e simplificação de todo processo de constituição, alteração, baixa e licenciamento de empresas”, explica o consultor Luiz Cláudio Gobbi da Silva.
Alguns dos serviços que podem ser
oferecidos na Sala do EmpreendedorAtendimento ao MEI
Informações sobre formalização, solicitação de Viabilidade para o MEI, formalização do MEI.
Junta Comercial
Protocolo de processos, autenticação de livros.
Secretaria de Obras e Urbanismo
Análise de Viabilidade.
Posturas (Semfaz)
Emissão e consulta de Alvarás.
Vigilância Sanitária
Orientações preliminares da Vigilância Sanitária, consulta e informações sobre processos.
NossoCrédito
Microcrédito para micro e pequenos empreendedores.
Tributação (Semfaz)
Informações sobre Nota Fiscal, emissão de DAM, dentre outros serviços.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos, Guilherme Fernandes, por sua vez, destaca que a adesão ao Programa Cidade Empreendedora é uma das ações municipais que buscam facilitar a vida dos empreendedores do município, colocando a administração municipal como protagonista e elo de promoção do crescimento econômico do município, uma meta da gestão Enivaldo dos Anjos.
“Já estamos buscando o local para implantar a Sala do Empreendedor e, com isso, levar a gestão municipal para perto dos empreendedores. Descobrimos o programa em junho do ano passado, em conversa com gestores do Sebrae e o apresentamos ao prefeito que, de imediato, abraçou a ideia”, salienta Fernandes.
O prefeito Enivaldo dos Anjos, destaca que a parceria visa acelerar o desenvolvimento local, incentivando a atividade empresarial, valorizando o comércio local, oportunizando novos negócios e ainda disponibilizando auxílio e fomento na inovação e qualificação.
“O poder público precisa, cada vez mais, se voltar para a melhoraria dos ambientes de negócios e avançar em diversos temas do desenvolvimento local. A implantação do Programa Cidade Empreendedora é uma ferramenta de incentivo ao empreendedorismo, da qual Barra de São Francisco irá avançar”, pontuou o prefeito, que destacou o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos (Semdege), através do secretário Guilherme Silva Fernandes, para que a parceria fosse concretizada.

Sobre o Cidade Empreendedora
Idealizado pelo Sebrae/ES, em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes), e lançado oficialmente no município, no dia 28 de setembro do ano passado, o Programa Cidade Empreendedora oferece desde soluções para a gestão até benefícios para micro e pequenas empresas existentes, além de oportunidades para a abertura de novos negócios. Trata-se de um programa-padrão do Sebrae, mas também flexível de acordo com a realidade e necessidade de cada prefeitura.
O Programa Cidade Empreendedora e é uma iniciativa criada para buscar um ambiente que favorece o desenvolvimento dos pequenos negócios, estimular o empreendedorismo, promover a competitividade empresarial contribuindo com o crescimento econômico, ofertando consultorias, cursos e outros serviços.
O comerciante, o empresário, o empreendedor, todos eles precisam de auxílio. Com o programa, eles irão entender sobre as perspectivas para seus negócios. E é para isso que estamos aqui: para garantir o desenvolvimento da população por meio do investimento dessa parceria entre Sebrae, Aderes e Governo Municipal”, analisou o Superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Espírito Santo, Pedro Rigo. (Da Redação)
Comente este post