O prefeito reeleito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSB), lançou oficialmente nesta quarta-feira (13) sua biografia autorizada, intitulada O Obstinado. O lançamento ocorreu na Câmara Municipal e contou com a presença de diversas autoridades políticas da região.
O livro foi escrito pelo jornalista José Caldas da Costa, diretor da Tribuna Norte-Leste, e traz um olhar profundo sobre a trajetória política de Enivaldo.
Estiveram presentes no evento o prefeito eleito de Ecoporanga, José Luiz Mendes (Zé Luiz); o prefeito eleito de Alto Rio Novo, Alexandro de Melo; o prefeito de Água Doce do Norte, Abraão Lincoln; o prefeito de Ibatiba e presidente da Amunes, Luciano Pingo; e o Capitão Prates, representando a Polícia Militar.
Da atual legislatura da Câmara estavam o presidente Alemão Vitorino e os vereadores Borrinha Nery, Emerson Lima, Fernando Carabina, Israel Cândido e Higor Soares.
Também compareceram o deputado estadual Mazinho dos Anjos e seu pai, Edmar dos Anjos, irmão de Enivaldo. O vereador Zenildo Xavier, de Montanha, o vereador Nélio Quedevez, de Ecoporanga, o ex-prefeito Brizola, de Águia Branca, e vereadores de Barra de São Francisco, entre outras lideranças, marcaram presença.
Apesar da forte chuva que começou por volta das 15 horas e se estendeu pela noite, o plenário da Câmara Municipal estava lotado, demonstrando o grande apoio à figura de Enivaldo dos Anjos.
O prefeito foi o último a deixar o local, autografando diversos exemplares do livro para amigos, admiradores e aliados políticos, e deixando dedicatórias personalizadas.
Emocionado, Enivaldo comentou sobre a importância de sua biografia: “Meu objetivo é, com minha história, inspirar os mais jovens a abraçarem a causa política com propósito”, explicou.
O prefeito destacou que a obra é um convite para que as novas gerações entendam o caminho da política com seriedade e compromisso.
O autor, José Caldas da Costa, descreveu o livro como uma viagem pela história política do Espírito Santo, centrada na figura de Enivaldo dos Anjos.
“De algum modo, este livro também é a história da nossa amizade, que já dura mais de quatro décadas. Relato o que vi, o que ouvi e também o que outros dizem sobre Enivaldo, incluindo sua versão de alguns fatos”, afirmou Caldas.
Além de detalhar a trajetória política de Enivaldo, a obra também aborda aspectos da história da família Euzébio dos Anjos, destacando as razões pelas quais Enivaldo não seguiu o mesmo caminho de seus irmãos, que deixaram a cidade em busca de novos rumos.
No prefácio, o cientista político João Gualberto Vasconcellos destaca a personalidade instigante de Enivaldo, que, mesmo sem uma tradição política familiar, conseguiu conquistar espaços importantes na política estadual. Vasconcellos valoriza ainda a decisão de Enivaldo de permitir a biografia enquanto ainda está vivo, o que é algo incomum.
O livro traz relatos pessoais e íntimos de Enivaldo, incluindo momentos marcantes de sua vida, como o período de sua educação com a forte influência de sua mãe, as perdas que o marcaram, como a morte de sua mãe e de um dos seus irmãos, e uma grave doença que quase o levou à morte.
A obra também tem aspectos de romance, ao recontar a paixão avassaladora por sua namorada da juventude, que o levou a interromper um tratamento de saúde, mesmo sob risco à vida.
A biografia também traça a trajetória política de Enivaldo desde sua primeira tentativa de se eleger deputado estadual em 1982, passando por sua carreira vitoriosa a partir de 1986, até o seu retorno à prefeitura de Barra de São Francisco após 30 anos de afastamento da gestão municipal.
Comente este post