O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, foi contundente no lançamento da Aliança para o Desenvolvimento Energético dos Polos e Projetos de Irrigação no Brasil: “O País precisa de mais portos e mais ferrovias para transportar sua produção de alimentos”.
Fávaro foi contundente na informação de que não se trata de logística para escoar supersafra de 330 milhões de toneladas de grãos, “mas de escoar 1 bilhão e 250 milhões de todos os alimentos que o País produz em toda a cadeia do agro”.

CORREDOR LOGÍSTICO
Ao tomar conhecimento da fala do ministro, o CEO do Grupo Petrocity disse que o Corredor Logístico Centro-Sudeste em desenvolvimento pela empresa vai ao encontro da necessidade apontada por Fávaro.
“Nossa malha ferroviária de 2.160 quilômetros, com bitola larga, que permite maior volume de carga e maior velocidade dos trens terá 11 Unidades de Transbordo e Armazenagem de Cargas, de Mara Rosa ao porto de Urussuquara, em Sao Mateus”, disse José Roberto Barbosa, presidente do Grupo.
O CEO salientou que em cada UTAC haverá estruturas de silos para receber cargas do agro. “Cada Unidade dessa será um porto seco para mercadorias visando aos mercados internos e externo, e fomentará o surgimento de estruturas logísticas ao seu redor’, observou.
O porto da Petrocity, em São Mateus, está em fase final de licenciamento ambiental no Ibama, com processo concluído.

O processo de licenciamento das quatro ferrovias interligadas já tem mais de 10 mil páginas e as duas principais, ligando São Mateus a Mara Rosa, onde se integrará à Norte-Sul, já receberam Declaração de Utilidade Pública (DUP) da União para desapropriação das terras ao longo de seu curso. (José Caldas da Costa, Editor-sênior)
Comente este post