Mais de 300 mil pessoas serão beneficiadas pelo investimento de R$ 69,7 milhões que o Governo do EStado do Rio de Janeiro está fazendo na reabilitação da rodovia RJ-162, ligando as cidades de Casimiro de Abreu e Macaé. Ao todoa rodovia tem 102 quilômetros, parte dos quais ainda sem pavimentação asfáltica.
As obras são feitas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), que intensifica os trabalhos em frentes na RJ-162, com implantação de nove quilômetros de asfalto entre Casimiro de Abreu e Macaé. Com o investimento, a obra garante mais segurança e melhora as condições da via, especialmente em trechos sinuosos que serão ajustados com o novo traçado. Com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2025, o projeto beneficiará mais de 300 mil moradores das duas cidades.
As obras na RJ-162 incluem a pavimentação do trecho, hoje de terra batida, com a reconfiguração de curvas acentuadas em pista única, um novo sistema de drenagem e sinalização, tornando a rodovia mais segura para os motoristas e capaz de comportar o aumento do fluxo de veículos até a Ponte do Baião, outra obra de construção, também em curso.
O presidente do DER-RJ, Pedro Ramos, ressalta que todas as etapas estão sendo realizadas de acordo com as normas ambientais e com as licenças necessárias, garantindo o respeito às áreas de proteção, como a reserva biológica localizada nas proximidades.
“Nosso compromisso é garantir uma rodovia mais segura e eficiente, que atenda às necessidades da população, respeitando todas as diretrizes ambientais vigentes e assegurando que as obras aconteçam com o devido licenciamento”, afirma Pedro.
Ponte do Baião: estratégica
Paralelamente, o DER-RJ investe R$ 29 milhões na construção da Ponte do Baião, sobre o Rio Macaé. Com 12,8 metros de largura, 125 metros de comprimento e pista dupla, a ponte será essencial para garantir a fluidez do tráfego, melhorando a segurança dos motoristas.
Sua estrutura, feita inteiramente de concreto armado, assegura uma durabilidade de mais de 100 anos, proporcionando uma solução de longo prazo para a mobilidade local.
O diretor de Obras e Conservação do DER-RJ, José Milton Couto, explica que o projeto foi cuidadosamente planejado para garantir a segurança e a durabilidade da ponte ao longo dos anos.
“A tecnologia empregada foi projetada para assegurar uma via robusta e confiável, com estrutura capaz de atender as demandas da região por muitas décadas”, afirma.
Localizada na Bicuda Pequena, no distrito de Cachoeiras de Macaé, a ponte será a principal via de acesso para os moradores da região, conectando a área à BR-101, uma rota estratégica para a logística da região. A obra é um dos pilares das intervenções realizadas na RJ-162, promovendo maior segurança viária e melhorando o tráfego na região.
Rodovia Serramar
O trecho inicial da rodovia, de 15,1 quilômetros, é pavimentado, tendo o de maior tráfego de veículos. Popularmente chamado de Rodovia Serramar, entre Rio das Ostras e Rio Dourado (distrito do município de Casimiro de Abreu), onde ela intercede com a BR-101.
Desde 2011 este trecho da RJ-162 é oficialmente denominado de Rodovia Prefeito José Bicudo Jardim, em homenagem ao ex-prefeito da cidade de Casimiro de Abreu no período compreendido entre 1966 e 1970. estando esse trecho estando no pacote de concessões de rodovia proposto pelo GERJ.
Entre o distrito de Rio Dourado e Trajano de Moraes, a rodovia recebe o nome de Rodovia Deputado Cláudio Moacyr de Azevedo, um político nascido em Macaé. Sendo que a partir de Rio Dourado passa a ser sem pavimentação, em leito natural, no trecho que atravessa a Reserva Biológica União.
Já em território macaense, volta a ser pavimentada, a partir da localidade de Ponte do Baião. Subindo a Serra da Pedra Branca, passa pelos distritos macaenses de Córrego do Ouro e Glicério, e finalmente chega a Trajano de Moraes a partir do distrito de Vila da Grama (Tapera). Depois de mais um trecho de leito natural, de aproximadamente 19 quilômetros, passa pelo distrito de Sodrelândia e chega à sede do município, onde encontra a RJ-174. (Da Redação com DER-RJ)
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