O município mais populoso do Espírito Santo é também o mais violento. Serra, com mais de 520 mil habitantes, é um ponto fora da curva da redução de -12,2% no número de homicídios na Região Metropolitana da Grande Vitória nos dez primeiros meses do ano, conforme o painel da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Como é um município grande, os números de Serra são exponenciais, mas outro município da Região Metropolitana, que está em pleno crescimento, Viana, também registra aumento nos homicídios, em contraste com Vitória, que concentra regiões de conflitos de organizações criminosas e destas com a Polícia, Vila Velha, Cariacica e Guarapari.
A Serra teve um aumento de 5,7% no número de homicídios (de 88 para 93) neste ano em comparação com o mesmo período em 2023. Fundão aumentou 16,66% (de seis para sete). Já Viana aumentou em 38%, de 8 para 11. Proporcionalmente, é como se Viana tivesse registrado 152 homicídios em 2024, pois sua população é 13 vezes menor do que a de Serra.
Nesse período de janeiro a outubro, Cariacica teve redução de -7,44% (de 94 para 87) no número de homicídios, Vila Velha reduziu -16,27% (de 106 para 82), Vitória foi -26,08% (de 69 para 51) e Guarapari -31,57% (de 19 para 13).
NOITE DE HORROR
Quatro pessoas morreram na noite desta sexta-feira (1º de novembro) para sábado (2) em Serra, sendo que uma delas em confronto com a Polícia. E todas elas jovens de até 20 anos. Uma das vítimas tinha apenas 14 anos e, segundo a família, não tinha envolvendo com o tráfico de drogas, mas tinha amigos envolvidos e estava justamente em companhia de deles, em Serra Dourada III, por volta das 19h30 quando três jovens foram baleados, dois morreram e um foi internado no Hospital Jayme Santos Neves.
Depois, na madrugada, na frente de uma casa de shows, três jovens foram baleados em Serra Sede, sendo que um morreu. Já no bairro Novo Horizonte, durante um patrulhamento, seis pessoas portando armas e mochilas, possivelmente com drogas, reagiram à abordagem policial com disparos. Os policiais revidaram e um joven de 19 anos morreu no confronto.
Nos três casos, o movimento do tráfico está envolvido. No crime de Serra Sede, a vítima que morreu, Caio Borges, 20 anos, era envolvido com o tráfico, segundo familiares. No Novo Horizonte, a Polícia apreendeu arma, munições e drogas no local onde se concentrava o grupo que reagiu à presença do Estado. (Da Redação)
Melhor momento: homicídios caem em todas as regiões do Espírito Santo
Comente este post