Morreu nesta terça-feira (22) o lendário cantor Ozzy Osbourne, vocalista da banda Black Sabbath, aos 76 anos. O falecimento foi confirmado pela família em um comunicado divulgado nas redes sociais. “É com uma tristeza que palavras não conseguem expressar que informamos que nosso querido Ozzy Osbourne faleceu nesta manhã. Ele estava com a família, cercado de amor. Pedimos a todos que respeitem a privacidade da nossa família neste momento”
Ozzy sofria de doença de Parkinson desde 2019 e, nos últimos anos, vinha enfrentando sérios problemas de mobilidade, incluindo dificuldades para andar. No início de julho, fez o seu último concerto no evento beneficente “Back to the Beginning”, em sua cidade natal, Birmingham. Lá, foi visto sentado em um trono no palco, nesta que se tornou sua despedida dos palcos O show, realizado no dia 5 de julho no estádio Villa Park, reuniu grandes nomes do metal — Metallica, Guns N’ Roses, Slayer, Pantera, Tool, Anthrax entre outros — e arrecadou cerca de £140 milhões (aproximadamente US$ 175 milhões), com toda a renda destinada a instituições de caridade ligadas à saúde.
Considerado um dos pais do heavy metal, o cantor foi o frontman do Black Sabbath desde a formação da banda, em 1968. Entre seus grandes clássicos estão “Paranoid”, “Iron Man”, “War Pigs” e “Sabbath Bloody Sabbath”, discos que revolucionaram o gênero. Além disso, construiu uma carreira solo igualmente importante.
Celebridades e integrantes do meio musical prestaram homenagens. Elton John lembrou-o como “um verdadeiro pioneiro, que garantiu seu lugar no panteão dos deuses do rock”. O guitarrista Ronnie Wood, do Rolling Stones, disse estar “muito triste ao saber da morte de Ozzy Osbourne” e elogiou o “show de despedida lindo”. Também se manifestaram Jason Momoa, entre outros.
Ao longo de sua carreira, Ozzy esteve envolvido em uma série de episódios controversos, como o episódio em que mordeu a cabeça de um morcego vivo durante show — fatos que marcaram sua imagem intensa de “Príncipe das Trevas”. Apesar disso, deixou claro que era membro da Igreja da Inglaterra e tinha como hábito fazer orações com a banda antes de suas apresentações.
Família e herança
Era casado com a empresária Sharon Osbourne desde 1982 e pai de seis filhos — Louis, Jessica, Elliot (do casamento anterior), além de Aimeé, Kelly e Jack (com Sharon). A sua filha Kelly, conhecida por participar do reality show The Osbournes, havia recentemente negado especulações sobre o estado terminal de sua saúde
Ozzy Osbourne dedicou sua vida à música, quebrando barreiras e influenciando gerações de artistas do universo heavy metal e rock. A trajetória que começou em Birmingham, nos anos 1960, culminou em uma despedida épica, repleta de homenagens e reconhecimentos — fechando com chave de ouro um capítulo histórico da música. (Da Redação com Veja, Capricho e People)
Comente este post