
Weber Andrade*
A Prefeitura de Pedro Canário anunciou hoje, 14, que o ministro da Educação, Milton Ribeiro, alem do governador Renato Casagrande (PSB) e da senadora Rose de Freitas (MDB) estarão na cidade na próxima sexta-feira, 18, para a solenidade de lançamento da Pedra Fundamental do campus do Ifes no município.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o helicóptero com as autoridades deve pousar às 15h no estádio Osman Santana Moura, de onde seguirão para o local da obra, no bairro Colina.
O valor da obra e sua duração não foi revelado, mas, para a manutenção do campus está prevista a contratação de 20 professores e 13 servidores administrativos e a previsão é de atender cerca de 400 alunos. O terreno mensurado tem 22 mil metros quadrados para a construção do campus avançado.
Em janeiro deste ano o reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir José Pela, visitou Pedro Canário para reunião com dirigentes e servidores municipais. A missão também contou com visita ao terreno destinado pela municipalidade para a instalação da unidade.
Além do reitor, foram recebidos, pelo prefeito Bruno Araújo e sua equipe, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Ifes, Luciano Toledo, e o diretor-geral do Campus São Mateus, Eros Silva Spalla.
Segundo o reitor, a área que o município destinou para o Ifes é excelente e a unidade vai contribuir muito com o desenvolvimento da cidade e do entorno. “Podemos oferecer aqui cursos em eixos complementares aos já desenvolvidos por outros campi próximos, como os de São Mateus e Montanha, potencializando muito as atividades econômicas da Região Nordeste do Espírito Santo”, disse.
O prefeito Bruno Araújo destacou a importância da formação profissional e tecnológica para a cidade. “Estamos felizes em receber a comitiva do Ifes em nosso município. Com a instalação do Campus Pedro Canário, poderemos desenvolver atividades educacionais em áreas de novas tecnologias, que já são importantes e que serão ainda mais nos próximos anos”, comemorou.
Durante a reunião, uma audioconferência foi realizada com a senadora Rose de Freitas. A parlamentar destacou a importância de perseverar na pauta. “Já quase conseguimos no passado, houve dificuldades, mas mesmo assim não desistimos”, disse. A senadora também foi elogiada pelo reitor e pelo prefeito por seu esforço para a implantação da nova unidade.
O município do extremo norte já chegou a anunciar o funcionamento do Ifes em 2017, mas tal fato não se concretizou na altura.
*Com PMPC
Comente este post