A Polícia Civil divulgou o saldo da Operação Total, realizada na manhã desta sexta-feira (25), em Sooretama. Foram cumpridos oito mandados de prisão contra indivíduos investigados por envolvimento com a criminalidade no município, que tem o maior índice de homicídis em 2025, no Norte do Espírito Santo.

Até as 7 horas já haviam sido cumpridos os mandados e presas as oito pessoas pelos agentes da Polícia Civil, coordenados pelo superintendente regional Norte, delegado Fabrício Dutra, e pelo delegado chefe da 14a Delegacia Regional, Fabrício Lucindo. Todos jovens entre 18 e 23 anos.
A operação Força Total contou com 50 homens em dez equipes da Polícia Civil e apoio de helicópteros do Notaer. Nos últimos dias, a Força Tática da Polícia Militar fez operações de saturação no município para a entrada da PC.
De acordo com as autoridades envolvidas, o próprio governador Renato Casagrande pediu que isso fosse feito para conter a criminalidade no município de 25 mil habitantes a 150km de Vitória.
Neste ano de 2025, Sooretama já registrou aumento de 80% no número de homicídios em relações ao ano passado – de cinco para nove nos 205 dias.
O município atingiu, neste momento, o índice de 56 homicídios por grupo de 100 mil habitantes. Para se ter uma ideia do que isso significa, Feira de Santana (BA), a 10a cidade mais violenta do País, registrou em 2024 o índice de 65,2 homicídios por 100 mil habitantes.
ARMA
Além do cumprimento dos mandados de prisão, os policiais conseguiram ainda apreender uma pistola 9mm com numeração raspada, escondida no box da cama do elemento de nome Aberdan, com carregador e várias munições.
Os criminosos foram presos na região do Bairro Alegre e Bairro Salvador, após o cumprimento de todos os mandados de prisão, os elementos foram conduzidos para Delegacia Regional de Linhares e logo depois para o Presidio Regional de Linhares à disposição da Justiça.
No bairro Salvador, em Sooretama, cinco homens foram detidos: dois com 18 anos, um com 19, um com 20 e um com 21 anos:: Aberdan Chagas da Silva, 18 anos (com a arma); Fábio Miguel da Silva Souza, 18 anos; Matheus Scheneyder Rodrigues Silva, 19; Fábio Júnior Pinto Salomão, 20; e Kevilin Pires de Souza, 21.
Em Parque São Jorge, também em Sooretama, foram detidos dois homens, ambos com 21 anos: Renato Nunes Pereira e Walison Chagas do Nascimento. Já no distrito de Córrego Alegre, foi detido um homem de 23 anos: Rodrigo de Nardi da Silva.
INVESTIGAÇÃO LONGA
De acordo com o delegado Fabrício Lucindo, titular da 16ª Delegacia Regional de Linhares, a operação foi resultado de uma investigação longa, iniciada há algum tempo pelos policiais de Sooretama. “A equipe saiu na madrugada para cumprir os mandados e conseguiu capturar oito suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas, todos com ordens de prisão em aberto. Além das prisões, uma arma de fogo foi apreendida”, contou.
Ainda segundo o delegado, o tráfico de drogas em Sooretama tem sido uma preocupação constante da Polícia Civil, por estar diretamente ligado à ocorrência de homicídios no município.
“A atuação de gangues rivais que disputam o controle do tráfico tem gerado confrontos violentos e mortes. Por isso, o trabalho da PCES tem sido direcionado, não apenas à repressão ao tráfico, mas também à redução dos crimes letais intencionais”, disse Lucindo.
Os suspeitos atuavam principalmente no bairro Salvador, em uma área conhecida como “Areal”. “Eles realizavam o tráfico em pequena escala, mas com alto grau de violência, o que motivou a intensificação das investigações e a deflagração da operação”, explicou o delegado Fabrício Lucindo. (Da Redação)
Comente este post