A Polícia do Espírito Santo prendeu, na região do Itaré-Bairro da Penha-Bonfim, em Vitória, o criminoso mais procurado do Estado, conhecido como Marujo, que comanda com mão de ferro o Primeiro Comando de Vitória (PCV). Ele estava foragido há sete anos.
Os policiais comemoraram o feito e desfilaram com Marujo em viatura aberta, algemado e cercado por agentes fortemente armados. O criminoso foi mostrado à sociedade como um troféu pelo trabalho da Polícia.
Foi montada uma operação de guerra e as forças de segurança estão em alerta contra eventuais reações de parceiros do bandido que mais desafiou as autoridades capixabas desde Edmilson Cândido do Rosário nos anos 80.

O traficante estava escondido dentro de uma “toca” que construiu na casa de seu próprio pai. O acesso ao bunker era por uma portinhola falsa num armário, por onde Fernando saiu após ser descoberto pela PCES. O próprio pai quebrou a parede para evitar que Marujo reagisse e fosse morto.
No meio da tarde desta sexta-feira (8), Marujo foi levado para a Penitenciária de Segurança Máxima 2, em Viana, na Grande Vitória, onde ficará numa cela isolado e sob severa vigilância.. O Ministério Público quer que o criminoso seia transferido para um presídio federal de segurança máxima. QUEM É MARUJO
A capital do Espírito Santo foi única cidade da Região Metropolitana a registrar alta(20%) no número de homicídios em 2023 em relação à 2022. E nos primeiros 70 dias de 2024, a capital continua na contramão: 25% de aumento nos homicídios, enquanto a RM caiu -15%.
Serra, outro município onde Marujo tem ascendência, os números atuais são, relativamente, os mesmos de 2023. Entretanto, Itararé, que faz parte das comunidades diretamente impactadas pela organização criminosa de Marujo, é neste ano o bairro mais violento da Grande Vitória.
O traficante Fernando Moraes Pereira Pimenta, mais conhecido como Marujo, foi preso na manhã desta sexta-feira (8) durante uma operação policial no bairro Bonfim, em Vitória. Marujo é apontado pela polícia como o primeiro da lista dos criminosos mais procurados do Espírito Santo, chefe do tráfico de drogas e membro de uma facção criminosa.
De acordo com a Polícia Civil, Marujo comanda o tráfico nos bairros da Penha e Bonfim, ambos em Vitória. Ele responde diretamente à cúpula da liderança do Primeiro Comando de Vitória (PCV), facção que comanda a região e se estende a vários bairros – não só na Grande Vitória como no interior do estado.
Marujo também é considerado um dos possíveis mandantes de ataques a ônibus na Grande Vitória. Num desses ataques, sete ônibus foram atacados, sendo seis queimados e um alvejado.
Na época, a então motivação dos ataques seria em represália à morte de Jhonatan Cândito, de 26 anos, apontado pela polícia como o segurança de Marujo.
Até então, Marujo teria aproveitado o caos provocado pelos ataques na Grande Vitória para fugir para o Rio de Janeiro. Ele estava foragido e sendo procurado pela polícia nos últimos anos.
A prisão, no bairro Bonfim, foi realizada pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Superintendência de Polícia Especializada (SPE), com apoio do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) e de policiais penais da Secretaria da Justiça (Sejus). (Da Redação com G1)
Comente este post