A maioria dos taxistas de Barra de São Francisco disse apoiar o Decreto 170/2021, baixado pelo prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) na última sexta-feira, 27, determinando que todos os taxistas do município apresentem, em 72 horas, à Secretaria Municipal da Fazenda o comprovante de que estão vacinados contra a Covid-19, sob pena de terem suspenso o alvará de licença para explorar o serviço de transporte de passageiros.
O prazo termina nesta segunda-feira, 30. Pela manhã nossa reportagem foi aos dois pontos de taxi do centro – existe outro em frente ao hospital – e ouviu vários taxistas, que disseram já ter tomado as duas doses da vacina e hipotecaram apoio à medida da Prefeitura.
“Nós elegemos o Enivaldo por isso, porque tem coragem de tomar medidas duras para proteger a população. Tem que vacinar mesmo, tem que usar máscara, coisas que alguns colegas não fazem. O prefeito está correto, eu já tomei as duas doses”, comentou Manoel do Taxi, um dos mais antigos taxistas do ponto da Praça Senador Atílio Vivácqua.
Já no ponto da Rodoviária, um taxista admitiu que ainda não havia tomado a segunda dose e reclamou do que considera perseguição contra a categoria.
“Eu ia tomar a segunda dose hoje, sabe se estão vacinando”, indagou ele quando perguntamos se já havia tomado a vacina.
“Eu vou tomar amanhã a segunda dose então”, assegurou diante da informação de que a vacinação será retomada nesta terça-feira, 31.
“Eu só acho que isso é perseguição com os taxistas, fizeram essa rua de lazer aí, todo mundo andando sem máscara, quem sabe se foram vacinados. Deviam exigir deles também”, criticou.
O prefeito Enivaldo dos Anjos disse que a medida foi tomada após denúncias de que há taxistas que não se vacinaram e ainda estariam falando contra.
“Recebemos denúncia de que há taxistas que não se vacinaram e, pior, ainda falam contra a vacina num momento em que o poder público faz o máximo esforço para imunizar a população. Nossa iniciativa é para dar tranquilidade aos passageiros. Vamos exigir que eles usem no veículo de táxi um documento fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde comprovando que o motorista foi vacinado”, disse Enivaldo.
No início da semana, o prefeito anunciou uma campanha, a partir da próxima semana, para sortear uma moto Honda Biz entre todas as pessoas que comprovarem que tomaram a segunda dose da vacina.
Até a semana passada havia 2.340 pessoas atrasadas para tomarem a segunda dose, 211 mortes desde o primeiro caso há 16 meses, 11% da população já infectada pelo vírus e crescimento de 40% no número de casos ativos em pouco mais de 15 dias.
No sábado passado foram vacinadas 620 pessoas com a segunda dose, o que terá provocado forte redução no número de pessoas com a vacina atrasada, mais ainda é grande o contingente.
Vacinação continua
De acordo com o secretário de Saúde, Elcimar de Souza Alves, a vacinação para quem tem 18 anos ou mais continua a partir desta terça-feira, 31, Os postos do mutirão estarão funcionando na quadra da Apae, no Bambé, e na Câmara de Vereadores, das 9h às 13h.
Com 45 mil habitantes, Barra de São Francisco, na região Noroeste do Estado, já tem mais de 5.100 pessoas infectadas com o coronavírus e o número de mortes está em 211, uma letalidade que é o dobro da estadual, alcançando mais de 4% das pessoas que deram positivo para o teste. As mortes voltaram a subir em agosto, com 11 casos até o momento, contra oito em julho, oito em junho, 41 em maio, 75 em abril e 39 em março.
O número de mortes, segundo o boletim da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), se manteve em 211. São 11 óbitos registrados em agosto, 8 mortes em julho, 8 em junho, 6 óbitos em maio e 65 em abril. (Da Redação com José Caldas da Costa)
Comente este post