O gênero musical forró foi reconhecido como manifestação da cultura nacional. O projeto de lei que já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira, 7.
Apesar de ser manifestação cultural nascida no Nordeste do país, o Espírito Santo se tornou, nas últimas duas décadas, um dos destinos mais procurados pelos amantes do forró, por causa da Vila de Itaúnas, em Conceição da Barra, onde a música tem um festival há 21 anos.
“O Festival Nacional Forró de Itaúnas (Fenfit) teve sua 21ª edição continua este ano, sendo o único festival do mundo que promove a revelação de novos talentos da música e da dança, no movimento do Forró Pé de Serra, tendo um papel de destaque na valorização e difusão do trabalho de toda uma cadeia produtiva”, descrevem os organizadores.
Em Barra de São Francisco, Noroeste do Espírito Santo, o prefeito Enivaldo dos Anjos implantou o Forró da Terceira Idade, evento que acontece todos os domingos e é voltado para o bem estar dos idosos do Projeto Avivar, que cuida da saúde integral dos francisquenses com mais de 60 anos cadastrados.
Segundo o projeto de lei, o forró é um dos mais autênticos gêneros musicais brasileiros. Nascido a partir da mistura de ritmos tradicionais da Região Nordeste como baião, xaxado, coco, arrasta-pé e xote, existe há cerca de sete décadas. Em 2021, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou as matrizes tradicionais do forró como Patrimônio Cultural do Brasil.
Participaram da assinatura a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o deputado federal Zé Neto (PT-BA), autor da proposta, e a senadora Teresa Leitão (PT-PE), que foi relatora do projeto no Senado.
“Um passo gigantesco para o nosso forró nordestino, e que passará a ter muito mais grandeza, respeito e possibilidade de fazer parte das políticas públicas em nosso país”, disse o deputado nas redes sociais. (Da Redação com Agência Brasil)
Comente este post