O anúncio feito pelo prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSD), nesta segunda-feira, 22, Dia Mundial da Água, de doar horas/máquina para a realização de serviços nas propriedades rurais que aderirem ao projeto de recuperação e preservação de nascentes do rio Itaúans, foi elogiado pelo líder do Comitê de Defesa da Bacia do Rio Itaúnas, José Carlos Alvarenga, o Carlinhos, que também lidera os voluntários do projeto.
Carlinhos sugeriu que o prefeito inclua no projeto, também a doação de horas/máquinas para os produtores rurais que já aderiram e cercaram suas nascentes, com a condição de que eles façam a manutenção das nascentes já cercadas, ajudando assim a manter o trabalho realizado.
Enivaldo também informou que vai enviar à Câmara Municipal, na próxima semana, outro projeto, doando um veículo (caminhonete) para o Comitê de Defesa da Bacia do Itaúnas, que lidera, junto com outras entidades organizadas da sociedade, o trabalho de cercamento de nascentes.
Carlinhos disse que a doação será muito bem vinda e vai ajudar aos voluntários na condução dos insumos e equipamentos necessários para o cercamento das nascentes, o que tem sido feito de forma precária ou com ajuda da Thorgran, empresa responsável pelo fornecimento de insumos para o projeto.
“Vamos buscar a oficialização do comitê, criando uma ONG, devidamente registrada em cartório, para que possamos receber essa importante doação”, disse Carlinhos, que informou ainda que, até o momento, o comitê é uma entidade informal e não tem diretoria formada.
Enivaldo dos Anjos disse que a ideia é disseminar o projeto para outras regiões do município, incentivando a recuperação e preservação de todas as nascentes em Barra de São Francisco.
“Queremos promover a doação de horas/máquina para todos os produtores rurais que aderirem a esse projeto, que considero de suma importância para a conservação da água em nosso município. Assim vamos incentivar também outras comunidades a aderirem ou criarem o seu projeto de cercamento de nascentes”, finalizou o prefeito. (Weber Andrade)
Veja também
Comente este post