Vai terminando o inverno e, claro, começando a primavera, e as folhas verdes e compridas, parecendo um tipo de capim, vão brotando da terra na casa do aposentado Cícero Heitor Pontes Pereira, no centro de Barra de São Francisco.
Logo, logo, começam a surgir também as hastes, bem no meio das folhas, de onde despontam, coloridíssimas, as açucenas, cultivadas nos fundos da casa há vários anos pela esposa, Dilma Della Fuente Pereira, que já deixou este plano.
Cícero conta que suas açucenas só florescem uma vez no ano, geralmente no início de setembro, quando começa o calor, mas tem uma outra variedade, que ainda não floriu e que costuma florescer de quatro em quatro anos.
A açucena (Lilium candidum), é uma planta herbácea originada da Pérsia; popularmente conhecida como amarílis, bella donna e flor-da-imperatriz, e pertencente à família das Liliáceas. Seu nome é de origem tupi-guarani, que significa singela e branca.
Ela é encontrada em várias regiões de planeta, além de ser conhecida desde a antiguidade, fazendo parte de descrições bíblicas. A bela for está presente em várias lendas e tradições, principalmente ligadas ao amor e a tristeza.

Medicinal e ornamental
Usada para ornamentação de jardins, praças e canteiros, além de comercializada como flor de corte em diversos projetos de ornamentação de espaços para eventos e na preparação de buquês para noivas, a açucena também espaço na medicina popular: Possui propriedades medicinais tais como emoliente, cicatrizante, antisséptica e diurética.
Ela é usada no tratamento de feridas, além de alívio de dores e clareamento de manchas da pele.
As pétalas, conservadas em aguardente, são usadas para limpeza e cicatrização de feridas e, embebidas em azeite, auxiliam no alívio de picadas de inseto ou coceiras.
O óleo extraído dos bulbos, é empregado na fabricação de variados cosméticos para melhoria do aspecto da saúde da pele.
Cultivo
A herbácea de pequeno porte, prefere solo rico em nutrientes, rega constante sem encharcamento e luz solar direta boa parte do dia, além de clima mais ameno. Mas a planta se adapta bem em regiões mais quentes, sendo necessária uma frequência maior de rega.
Produz belas flores, que possuem grandes pétalas e belo colorido que varia do branco, rosado e vermelho. Por suas belas tonalidades, são bastante visitadas pelos insetos. Elas propagam-se pela divisão de bulbos ou pela semeadura de suas sementes.
Onde encontrar?
Por ser de fácil cultivo, ela é encontrada em jardins, jardineiras, floriculturas e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas. (Da Redação com site Coisas da Roça)

Comente este post