O juiz Marcelo Menezes Loureiro, da 51ª Zona Eleitoral do Espírito Santo, indeferiu, no último dia 15, uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pelo Partido Liberal (PL), contra o prefeito de Rio Bananal, Bruno Pella (Podemos), e seu vice, Cadi Gava.
A ação, registrada sob o número 0600002-57.2025.6.08.0051, foi protocolada no sistema do PJe em 30 de janeiro deste ano, por iniciativa do diretório municipal do PL, presidido por Jonacir Patrocínio, ex-candidato à prefeitura, derrotado nas últimas eleições com apenas 214 votos.
Na decisão, o magistrado foi categórico ao rejeitar a ação, destacando que as acusações apresentadas eram genéricas, sem respaldo em provas sólidas, e ainda apresentavam falhas técnicas significativas, como a mistura de dispositivos legais distintos e a entrega fora do prazo legal. Só esse último ponto já comprometeria toda a denúncia.
Entre as acusações feitas pelo PL estavam supostos abusos de poder político e econômico, uso indevido de servidores públicos durante o horário de trabalho para fins eleitorais, divulgação de notícias falsas e omissões na prestação de contas de campanha. Nenhuma dessas alegações, porém, foi comprovada de forma concreta, conforme ressaltou a sentença.
O juiz também frisou que a desaprovação das contas de campanha, por si só, não caracteriza abuso de poder nem fraude eleitoral. Além disso, não há qualquer indício de caixa dois no processo analisado. (Da Redação com Rede de Notícias)
Comente este post