
Weber Andrade*
Se levarmos em conta o retrospecto da poderosa Alemanha nos últimos anos – O Brasil não esquece os 7 x 1 em 2014 – não dá nem pra dizer que foi zebra. Mas, se consideramos a história das duas seleções, é claro que o Japão realizou um feito ao vencer, de virada, por 2 x 1, na estreia dos dois times na Copa do Mundo.
A Alemanha saiu na frente e parecia que iria golear os japoneses no primeiro tempo. Logo aos 32 minutos, pênalti para a Alemanha. Kimmich lança para Raum dentro da área, pela esquerda. Ele domina na frente do goleiro e tenta o drible. O jogador da Alemanha tropeça no goleiro em uma primeira dividida e depois é derrubado por Gonda na segunda disputa pela bola.
O juiz marca o pênalti e Gündogan bate de direita no meio do gol, um pouco para a direita. Goleiro pula para a esquerda. Alemanha abre o placar: 1 x 0.
Aos 48 minutos do primeiro tempo Havertz teve um gol anulado, mas o primeiro tempo foi de total domínio alemão, com algumas surpresas do dedicado Japão. No início, os Samurais Azuis pressionaram bastante a saída de bola e conseguiram chances claras roubando a bola na defesa, ou no meio de campo. Em uma destas chances, um gol de Maeda anulado por impedimento.
Na sequência, a Alemanha cresceu e pressionou bastante no ataque. Abriu o placar com Gündogan, de pênalti, cometido pelo goleiro Gonda. A partir dali, os alemães aumentaram a pressão. Trocavam passes rápidos na entrada da área e acionavam bastante os meias e laterais pelo lado. O time azul só foi conseguir uma oportunidade no fim, em uma cabeçada sem perigo. Nos acréscimos, a Alemanha conseguiu ampliar o placar em contra-ataque fulminante, mas o gol foi anulado.

Aos 29 do segundo tempo, depois de equilibrar o jogo, o Japão desce pela esquerda, Minamino arrisca chute de direita de dentro da área, mas Neuer espalma para o meio da área. Na sobra, Doan bate de canhota e estufa as redes. Empate em 1 x 1.
Aos 37 do segundo tempo, Asano recebe lançamento de bola pelo lado direito, nas costas da defesa, domina na entrada da área, carrega sob marcação e bate quando fica de frente com Neuer. A bola estufa as redes de novo. Japão vira o jogo.
Confira a tabela completa da Copa do Mundo 2022
Próximos jogos – Japão e Alemanha voltam a jogar no domingo, 27. Os nipônicos pegam a Costa Rica, às 7h (horário de Brasília) e a Espanha enfrenta a Alemanha, às 16h.
Ainda hoje, a Espanha estreia contra a Costa Rica, às 13h.
*Com ge
Comente este post