A três dias do final do mês, janeiro apresenta tendência de forte queda no número de homicídios no Espírito Santo, uma redução de 18,6% em relação ao mesmo período em 2023 e o menor índice dos últimos sete anos. Até o último domingo, o Estado havia registrado 70 homicídios, enquanto no ano passado foi de 86 nesse mesmo período de 28 dias. No total, o mês fechou em 2023 com 96 homicídios.
Os dados constam do monitoramento de dados prioritários do Observatório de Segurança Pública, mantido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e atualizado até o último domingo (28).
Mantendo-se o ritmo de 2,4 homicídios por dia, janeiro de 2024 vai fechar na faixa dos 77 homicídios, queda de quase 20% em relação a 2023 e de 33% em relação a 2018, que teve o maior número nos últimos sete anos para o período. Os dois últimos anos (2022 e 2023) mantiveram, praticamente, o mesmo patamar de homicídios no primeiro mês do ano.
Vitória apresenta o maior número de mortes dessa natureza neste mês de janeiro, com 11 casos, sendo nove deles em regiões conflagradas por disputas internas pelo tráfico de drogas, principalmente na zona centro-norte da capital: Itararé (três), Bairro da Penha, Gurigica, Tabuazeiro, Santos Dumont, Morro da Garrafa e Praia do Suá. E os outros dois foram no Centro e em São Pedro.
Em seguida vêm Serra, com nove homicídios; Vila Velha e Linhares, sete; São Mateus, cinco; Aracruz, Cariacica e Guarapari, três cada; Ecoporanga, Ibiraçu, Iúna e Viana, dois; e com apenas um homicídio os municípios de Alfredo Chaves, Colatina, Domingos Martins, Guaçuí, Itaguaçu, Itapemirim, Jaguaré, Marataízes, Montanha, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Santa Teresa e Vila Valério.
Em 52 outros municípios não ocorreu nenhum homicídio este ano, sendo os maiores deles Nova Venécia, Barra de São Francisco e Cachoeiro de Itapemirim, a maior cidade do interior do Estado. (Da Redação com dados do Observatório da Segurança Pública)
Comente este post