Maior produtor de café do Brasil, o município de Jaguaré, no Norte do Espírito Santo, aproveita a temporada de colheita, que está terminando, para organizar sua Festa do Produtor Rural, que está em sua 32ª edição e começa nesta sexta-feira (4), organizada pelo Sindicato Rural com apoio da Prefeitura do município. Paralelo à festa, será realizada a 7ª Feira de Agronegócios.
Os dois eventos, no Parque de Exposições Alfeu Sossai, fazem parte do calendário oficial do município e movimentam a economia local, além de animar a população. A abertura será às 19 horas e as festividades, juntamente com a feira, vão até domingo (5).
A festa é realizada sempre depois do período de colheita do café conilon, como uma espécie de celebração. A programação prevê shows com artistas locais e nacionais e a possibilidade de muitos negócios na Feira de agronegócios. No primeiro dia, sexta-feira, a atração principal fica por conta da banda Barões da Pisadinha, com a apresentação prevista para iniciar às 23 horas.

O prefeito Marcos Guerra destaca que tradicional a Festa do Produtor Rural é um dos principais eventos do município: “Será mais uma linda festa em nosso município que vai comemorar não só a colheita, mas, principalmente, o trabalho dos nossos produtores. Convido todos a prestigiarem essa importante festividade em homenagem aos trabalhadores de toda a cadeia do café conilon. É um momento de merecida confraternização”.
BASE ECONÕMICA
Conforme dados do IBGE, com base na esquisa de Produção Agrícola Municipal (PAM0, Jaguaré é o maior produtor nacional de café, seguido de Sooretama e Vila Valério. Todos esses municípios, que têm território contíguo, têm como especialidade o café conilon, variedade da qual o Espírito Santo é o maior produtor do Brasil e um dos maiores do mundo.
O café é a base econômica de Jaguaré e, este ano, a expectativa é que a colheita apresente aumento em relação a 2024. Ano passado, a produção ficou em 670 mil sacas (40 mil toneladas). O café conilon é a principal fonte de renda em mais de 80% das propriedades rurais capixabas e gera 250 mil empregos diretos e indiretos.
Em Jaguaré, no mês de abril, em função do período da colheitao município, foi o que mais gerou empregos com carteira assinada, no Estado.
Veja a programação da Festa do Produtor Rural
Sexta – 04 de julho
21h – Leozinho Show
23h – Barões da Pisadinha
01h – Victor e Sander
Sábado – 05 de julho
21h – Maria Martins
23h – Althair e Alexandre
01h – Banda Comichão
Domingo – 06 de julho
15h30 – Show de Prêmios
18h – Mano Walter
20h – Banda Matrix
Comente este post