(José Caldas da Costa, Da Redação)
Mais de 7.500 pessoas passaram pelo Matrix Music, uma casa de shows ao lado do estádio Kleber Andrade, em Cariacica, na reunião convocada pelo prefeito Euclério Sampaio (MDB) na noite desta segunda-feira (6), como demonstração de apoio ao nome do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) como pré-candidato à sucessão do governador Renato Casagrande (PSB) nas eleições de 2026.
E não foi apenas uma questão de moradores de Cariacica. Tinha gente de toda a região metropolitana. O encontro mobilizou também deputados estaduais liderados pelo próprio presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos – Mazinho dos Anjos, José Esmeraldo, Janete de Sá, Marcos Madureira, Alexandre Xambinho, Deninho e Allan Ferreira -, e prefeitos de outros municípios, alguns bem de longe.
O prefeito Enivaldo dos Anjos (PSB), que reuniu mais de 500 líderes em Barra de São Francisco no último dia 31, levando à cidade 13 prefeitos e 80 vereadores, e a prefeita Iracy Baltar (Podemos), de Montanha, que na última sexta-feira (6) colocou 3000 pessoas num evento também de apoio a Ricardo, fizeram questão de participar em Cariacica e discursar enaltecendo Ricardo e a liderança de Euclério Sampaio.
Do Norte ainda veio Barrigueira, de Nova Venécia, presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e da Grande Vitória apareceu Wanderson Bueno, de Viana, que foi, proporcionalmente, o segundo prefeito mais votado do Brasil em 2024, reeleito com 92,4% dos votos. Ele perdeu apenas para Edgar Francisco do Nascimento Junior (Juninho de Marinalva), Curral Novo do Piauí (PI), com 99,14% dos votos válidos.
Euclério foi o terceiro mais votado em municípios com mais de 200 mil habitantes, com 88,41% dos votos válidos: na frente dele, somente, Eduardo Boigues (PL) – Itaquaquecetuba (SP): 91,70%; e Renato Cozzolino (PP) – Magé (RJ): 88,74%.

De Cachoeiro de Itapemirim, veio o vice-prefeito Juninho Correa, representando o prefeito Theodorico Ferraço, pai do vice-governador Ricardo Ferraço. Haviam também dois deputados federais: Gilson Daniel (Podemos) e Messias Donato (Republicanos) e dezenas de vereadores.
PRECISÃO CIRÚRGICA
Euclério fez um evento grande e preciso, com falas cirúrgicas, não apenas dele, mas dos convidados. Não faltaram farpas, principalmente dirigidas ao prefeito Lorenzo Pazolini, de Vitória, e aos seu, agora, principal incentivador e apoiador, o ex-governador Paulo Hartung. “Ele não cuida nem de Vitória e quer cuidar do Espírito Santo”, alfinetou Enivaldo dos Anjos.
Em regra, os discursos contiveram muitos elogios tanto a Ricardo Ferraço quanto ao anfitrião, chamado várias vezes de “o melhor prefeito do Brasil”. O encontro durou pouco mais de uma hora, bem ao estilo Euclério, sempre direto em sua falas. E o prefeito mostrou-se satisfeito.
“Mais de 6 mil pessoas num horário de pico, seis e meia da tarde. Tinha 6 mil no começo, passaram mais de 7.500 pessoas por aqui. Isso mostra a credibilidade de nossa gestão. Trabalhamos para o cidadão, devolvemos em serviços aquilo que arrecadamos. Trabalhamos com união e com amor, não trabalhamos com ódio. O povo precisa disso, de entrega”, disse Euclério.
O prefeito de Cariacica manifestou convicção de que o encontro que ele promoveu consolida o nome de Ricardo como pré-candidato a governador e o tempo inteiro mencionou também o nome do governador Renato Casagrande, como “grande amigo de Cariacica”. No final de seu discurso, disse à multidão: “Se você gostam de mim, e se gostam de nossa gestão, então venham comigo nessa caminhada”.
“ESTOU FAZENDO MINHA PARTE”
Questionado de porque apoia Ricardo, Euclério foi incisivo:
“Penso na minha cidade e penso no Espírito Santo. O projeto do governador Renato Casagrande não pode parar. Ele faz uma administração estadual que inclui todos os gestores, independente de partido. Não podemos trocar o que está dando certo por aquilo que pode gerar conflito e ter acepção de pessoas. Veja a nossa gestão, trabalhamos com todos: esquerda, direita, católico, evangélico, espírita, fomos eleitos para cuidar de todos os cidadãos. E Renato Casagrande faz isso no Estado”.

Euclério demonstrou convicção de que Ricardo Ferraço dará continuidade a esse modelo de gestão que elogia em Casagrande e ressaltou ter “medo que o Espírito Santo caia em mãos erradas e o desenvolvimento dos 78 municípios ter que parar por briga de ideologia política”.
Quanto à alegada viabilização de candidatura que o governador Renato Casagrande sempre falou que Ricardo tem que construir, mais uma vez Euclério foi direto ao ponto: “Tenho certeza (de que Ricardo se viabilizará), e as pesquisas mostram isso. Isso pertence a nós, que queremos que o Espírito Santo continue avançando e que façamos a nossa parte. Eu estou fazendo a minha”.
Ricardo Ferraço se diz energizado e foge do clima de campanha antecipada
Comente este post