O incêndio que atingiu a fábrica da Placas do Brasil, nas margens da Rodovia Governador Mário Covas (BR 101), em Pinheiros, no Extremo Norte capixaba, continua na manhã desta segunda-feira (20), mas apenas no chão. Não há mais risco de que o fogo alcance a unidade industrial. O incêndio nos silos de cavacos também foi controlado e em fase de rescaldo pelo Corpo de Bombeiros para que não volte a ficar ativo, pois ainda há fumaça saindo do local.

Em Nota Oficial divulgada nesta manhã, a diretoria da empresa agradece aos seus colaboradores, que prontamente correram para a empresa quando souberam do incêndio, bem como à mobilização da comunidade e de instituições, mandando carros-pipa para controlar o incidente. De acordo com os diretores, embora a confirmação dependa de perícia técnica, o incêndio “muito provavelmente, teve início em uma área de APP – Área de Preservação Permanente.
A Placas do Brasil ainda não fez levantamento do prejuízo com o fogo, que se propagou rapidamente a partir das 14 horas de domingo (19), quando estava muito calor e o ar muito seco. Por segurança, a fábrica não está funcionando hoje.
Nota Oficial
A Placas do Brasil S/A comunica que o incêndio ocorrido ontem em sua fábrica localizada no km 19, BR 101 Pinheiros-ES, muito provavelmente teve início em uma área de APP – Área de Preservação Permanente, o que será objeto de investigação. Depois através do vento atingiu o pátio de biomassa e em seguida a correia transportadora e os dois silos de cavacos.
O combate ao incêndio iniciou-se de imediato pelos colaboradores combatentes, que dispunha de dois caminhões pipa e o sistema SHP-sistema hidráulico pressurizado em pleno funcionamento.
A empresa acionou sua excepcional rede de relacionamentos, através das Prefeituras, Empresas da região, Findes e Governo do Estado. Assim, rapidamente mobilizou o Corpo de Bombeiros e grande quantidade de caminhões pipas e equipamentos auxiliares, o que foi fundamental para o combate e controle do incêndio, restringindo-o ao pátio de biomassa e silos de cavacos.
Todas as demais instalações fabris estão integralmente preservadas.
O momento é de agradecimento à Deus pela preservação da vida e integridade física de todas as pessoas que participaram e ainda continuam nesta missão.
Agradecer também a emocionante solidariedade e a pronta mobilização de Voluntários, Empresas, Prefeituras e Governo do Estado, que junto aos valorosos Colaboradores da Placas do Brasil, preservaram esse Patrimônio Capixaba, para que muito em breve retome seu ritmo normal de produção.
A Diretoria.
Comente este post