A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), publicou no final da tarde deste domingo (leia mais abaixo), uma nota de apoio à Placas do Brasil, uma das grandes empresas instaladas no Norte do Estado, tendo sua ampliação inaugurada há pouco mais de um mês. A unidade sofreu um incêndio iniciado por volta das 14h30 deste domingo, às margens da Rodovia Governador Mário Covas (BR 101), no município de Pinheiros.
De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Placas do Brasil, Luiz Cordeiro, o fogo começou nos silos de biomassa e avançou para os silos através das correias transportadoras. O incêndio pode ter tido causas espontâneas, devido ao forte calor dos últimos dias. Vale lembrar que até uma carreta carregada de eucalipto, pegou fogo espontaneamente, na semana passada à margem da BR-101 norte, perto de Sooretama.
Todas as equipes de folga foram mobilizadas pela direção da empresa e estão trabalhando com o apoio de 12 carros-pipa no controle do fogo, que começou, aparentemente de forma espontânea, devido ao forte calor e baixa umidade do ar, num depósito de cascas de madeira.
O batalhão do Corpo de Bombeiros de São Mateus foi acionado, mas as expectativas são pela chegada da escada magirus, que fica em Vitória, para combater o incêndio por cima nos dois silos atingidos. Uma linha de produção também foi atingida, mas os brigadistas trabalham intensamente para evitar que os danos se ampliem.
O Incêndio repercutiu rapidamente e até o governador Renato Casagrande entrou no circuito, disponibilizando helicópteros para ajudar no enfrentamento do Incêndio.
Cacau Show
Este é o segundo incêndio em indústria do Norte do Estado em menos de duas semanas. No último dia 7, um ncêndio na fábrica da Cacau Show em Linhares (ES), atingiu 5 das 7 linhas de produção da unidade fabril, acertando em cheio o setor de tabletes e trufas, produtos que são o carro-chefe da companhia.
Segundo novo posicionamento da empresa encaminhado ao InfoMoney, as chamas destruíram 50% da fábrica, que tem 173 mil metros quadrados e é responsável por 19% da produção total da Cacau Show.
Sobre a Placas do Brasil
A Placas do Brasil é uma empresa genuinamente capixaba, especializada na produção e comercialização de painéis de MDF de alta qualidade, oriundos de florestas de eucalipto 100% renováveis.
Foi criada em 2011 com a união de empresários capixabas, produzindo sua primeira chapa em junho de 2018.
Localizada no município de Pinheiros, norte do estado do Espírito Santo, na região sudeste do Brasil, ocupa uma área total de 665.000 m², com cerca de 200.000 m² de área construída de planta fabril.
Conta com uma estrutura moderna e com os maquinários mais atualizados do mercado para a produção dos painéis de MDF. A indústria possui um sistema inovador para a distribuição das fibras de madeira, potencializando as propriedades físicas e mecânicas dos painéis de MDF.
Os produtos da Placas do Brasil são ecologicamente corretos, contemporâneos e de qualidade excepcional.
Tudo para atender aos mercados mais exigentes, nas suas mais diversas aplicações.
A linha de MDF revestido segue os principais movimentos internacionais de design, mas a brasilidade é a principal inspiração da Placas do Brasil.
Hoje, os produtos da Placas do Brasil estão presente em 100 pontos de vendas nas quatro regiões Sudeste, Norte, Nordeste e Centro Oeste.
FOGO CONRROLADO
Na noite deste domingo, 19, diretores da empresa procuraram dar notícias tranquilizadoras.
Fogo aparentemente controlado. Estão resfriando em volta de onde está queimando só pra não avançar na fábrica. E agora estão jogando água por cima do silo pra tentar apagar e não danificar a rosca sem fim”.
O helicóptero da Polícia Militar está no local para eventual emergência.
Uma fonte deste portal informou que há muitos focos de incêndio ao longo da BR 101, entre o Norte do Espírito Santo e o Sul da Bahia.
NOTA da Findes sobre o incêndio na Placas do Brasil
A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) lamenta imensamente o incêndio ocorrido na tarde deste domingo (19) em algumas instalações da Placas do Brasil, fábrica de MDF localizada em Pinheiros, no Norte do Estado.
Desde que tomou conhecimento do incidente, a Findes está acompanhando de perto a situação, junto à diretoria da empresa, e se colocou à disposição para auxiliar no que for necessário. Felizmente, o fogo não causou vítimas e está sob controle, mas a situação, por inspirar cuidados, está sendo monitorada continuamente por profissionais especializados.
A Findes manifesta a sua solidariedade aos sócios e aos colaboradores da empresa e reforça a importância desta indústria para o Espírito Santo. O Estado é hoje uma referência nacional quando o assunto é MDF em virtude do trabalho realizado pela Placas do Brasil. Temos a certeza de que o incidente em nada mudará o espírito empreendedor e associativo do grupo.
Cris Samorini, presidente da Findes
Nota Oficial Placas do Brasil
A Placas do Brasil S/A comunica que o incêndio ocorrido ontem em sua fábrica localizada no km 19, BR -101 Pinheiros-ES, muito provavelmente teve início em uma área de APP – Área de Preservação Permanente, o que será objeto de investigação. Depois através do vento atingiu o pátio de biomassa e em seguida a correia transportadora e os dois silos de cavacos.
O combate ao incêndio iniciou-se de imediato pelos colaboradores combatentes, que dispunha de dois caminhões pipa e o sistema SHP-sistema hidráulico pressurizado em pleno funcionamento.
A empresa acionou sua excepcional rede de relacionamentos, através das Prefeituras, Empresas da região, Findes e Governo do Estado. Assim, rapidamente mobilizou o Corpo de Bombeiros e grande quantidade de caminhões pipas e equipamentos auxiliares, o que foi fundamental para o combate e controle do incêndio, restringindo-o ao pátio de biomassa e silos de cavacos.
Todas as demais instalações fabris estão integralmente preservadas.
O momento é de agradecimento à Deus pela preservação da vida e integridade física de todas as pessoas que participaram e ainda continuam nesta missão.
Agradecer também a emocionante solidariedade e a pronta mobilização de Voluntários, Empresas, Prefeituras e Governo do Estado, que junto aos valorosos Colaboradores da Placas do Brasil, preservaram esse Patrimônio Capixaba, para que muito em breve retome seu ritmo normal de produção.
A Diretoria.
(Da Redação com José Caldas da Costa)

Comente este post