Reafirmando sua proposta de ser contemporânea, conforme sempre enfatiza o pastor Usiel Carneiro de Souza, a Igreja da Praia, em Vitória, abre seu espaço de culto na manhã deste domingo (29), às 10 horas, para promover um debate sobre suicídio.
O evento está contextualizado no Setembro Amarelo, criado pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em 2013 para que a sociedade reflita sobre a prevenção ao suicídio, que é responsável por uma em cada 100 mortes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS.
Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente.
Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.
A Igreja da Praia, congregação batistas situada na Praia do Canto, na esquina das avenidas Rio Branco e Reta da Penha, no coração da capital, vai reunir especialistas para debater o tema, aberto à comunidade.
“É relevante que uma igreja se abra para essa discussão, pois o suicídio sempre foi tratado como tabu no meio cristão, especialmente o evangélico. É preciso falar do tema, assim como de outros com o mesmo perfil “, disse o antropólogo e pastor Zakeu Zengo, de Angola, que morou 30 anos no Brasil.
A moderação do debate será feita por Leonardo Garcia, que é procurador do Estado e mestre em Direito Difuso e Coletivo pela PUC/SP. (Da Redação)
Comente este post