
O Ifes campus de Barra de São Francisco, com o apoio dos campi de Colatina e Nova Venécia, firmou parceria com as secretarias de Educação dos municípios de Águia Branca, Barra de São Francisco e Mantenópolis, para oferecer cursos gratuitos de programação e robótica para alunos das escolas públicas.
Só em Barra de são Francisco foram beneficiados 27 alunos do Centro de Formação Familiar em Pedagogia de Alternância (CEFFA) Normília Cunha dos Santos, além de 25 alunos da EMEF João Bastos e 30 alunos da EMEF Barra de Itaperuna.
Também foram beneficiados 68 estudantes de Águia Branca e 58 de Mantenópolis, sob a orientação do professor e coordenador do Projeto Programar para Avançar, Heyder Vagner Ramos.
O projeto “Programar para Avançar – Letramento em Programação e Robótica para Alunos da Rede Pública” participou de uma feira em Nova Venécia, onde ficou entre os melhores, disputando com mais de 800 projetos.
Nesta primeira parte do projeto, os alunos aprenderam conceitos básicos de lógica de programação de computadores através da linguagem de blocos (Scratch). Durante 20h de curso, foram desenvolvidas atividades envolvendo operadores matemáticos e lógicos, estruturas de repetição, estruturas condicionais, sensores e variáveis. Além de habilidades como trabalho em equipe, pensamento computacional e resolução de problemas.
A seguir, os alunos aprovados na primeira fase iniciaram o curso de robótica educativa. Com aulas 100% práticas, eles têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos através da montagem e programação de robôs, com o uso dos conjuntos de robótica Lego Spike Prime.
Saiba mais sobre o projeto em http://bit.ly/roboticaifes ou no instagram @roboticaifes
Os alunos são transportados até o campus do Ifes, onde, no primeiro momento, aprendem noções de programação e, no segundo momento, aprenderão na prática a montagem e programação de robôs.
O Ifes disponibilizou vários kits de robótica SPIKE Prime LEGO Education completos, acompanhados de computador, para a criação do primeiro laboratório público de robótica educativa da região noroeste capixaba.
(Da Redação com Ifes BSF)

Comente este post