Os idosos com mais de 70 anos, idade em que não são mais obrigados a votar, correspondem a 12% dos 33.841 eleitores inscritos em Barra de São Francisco. São 4.082 eleitores e eleitoras que não precisarão ir às urnas no dia 2 de outubro para votar em deputado estadual, federal, senador, governador e presidente da República.
É o caso, por exemplo, do aposentado Cícero Heitor Pontes Pereira, 84 anos, que promete ir às urnas e, pela primeira vez, votar no candidato Luís Inácio Lula da Silva.
Revoltado com o atual presidente da República, que ele ajudou a eleger em 2018, Cícero disse que vai votar enquanto puder.
O mesmo afirma aposentada Constância F., de 71 anos. “Vou votar sim, não sei em quem, mas acho que vai ser no Lula, esse homem que está lá não gosta de pobre”, ressalta ela.
Em Barra de São Francisco, dos 4.082 idosos que não precisam votar, a maioria (52,1%) é de mulheres, mas há situações curiosas: No topo da tabela no novo site do TSE https://sig.tse.jus.br/, a faixa etária mais elevada – acima de 100 anos – existem mais homens do que mulheres (54,7% a 45,3%), mesma situação na faixa dos 95 a 99, onde o sexo masculino é ainda mais predominante: 55,8% a 44,2%.
Dai pra baixo, a situação se inverte e as mulheres são maioria.
No geral, as mulheres correspondem a 52% do eleitorado francisquense, um pouco menor do que no Espírito Santo e no país, onde elas são 53% do eleitorado. (Da Redação)
Comente este post